Mestrado: A Vida e suas Origens: uma Abordagem Didática e Interdisciplinar sobre a Origem da Vida

Data

Horário de início

14:00

Local

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Defesa de dissertação de mestrado

Estudante: Daniele Pizzo
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “A Vida e suas Origens: uma Abordagem Didática e Interdisciplinar sobre a Origem da Vida”
Orientadora: Profa. Dra. Elysandra Figueredo Cypriano

Comissão Julgadora

  1. Profa. Dra. Elysandra Figueredo Cypriano - IAG/USP - Presidente e orientadora
  2. Prof. Dr. Amâncio Cesar Santos Friaça - IAG/USP
  3. Prof. Dr. Fabio Rodrigues - IQ/USP
  4. Profa. Dra. Tatiane Peixoto Isaia – UFSM (por videoconferência)

 

Resumo: Esse trabalho apresenta o produto educacional, em uma sequência didática interdisciplinar, na área de ciências da natureza, explorando a Origem da Vida como objeto central dos estudos e tendo como os objetivos acompanhar e verificar o processo de aprendizagem do tema científico Origem da Vida, através da aplicação de uma metodologia que facilite uma abordagem interdisciplinar, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos documentos Base Nacional Curricular Comum e no Currículo Paulista. Com essa finalidade iremos explorar a metodologia de ensino baseada em Sequências Didáticas (SD) de Zaballa (1998), elaborada e implementada no contexto de três diferentes disciplinas da área de ciências da natureza – biologia, química e física. A proposta sugere que a SD seja aplicada de maneira colaborativa, explorando a visão de diferentes professores, a fim de viabilizar a aprendizagem significativa e interdisciplinar. Neste trabalho apresentaremos também como se deu a aplicação em um contexto escolar e a receptividade dos estudantes quanto a abordagem interdisciplinar, assim como a efetividade da sequência na escola em que foi realizado o estudo. A SD foi aplicada em forma de uma disciplina eletiva, de uma escola da rede estadual de ensino, em uma turma multietária do ensino médio. Para a eletiva oferecida neste trabalho houveram 25 estudantes inscritos. Nesta disciplina foram inscritos 7 estudantes da 1ª série do ensino médio, 12 estudantes da 2ª série do ensino médio, 6 estudantes da 3ª série do ensino médio, compondo assim, uma turma multisseriada. Todos os estudantes que se inscreveram foram aceitos, uma vez que não deve haver seleção específica para disciplinas eletivas. Foi elaborada uma proposta a ser desenvolvida em 18 aulas, previsão de aplicação de 9 semanas (aulas duplas), e com a distribuição dos temas que vão desde uma abordagem cultural sobre a origem da vida até a vida nos exoplanetas, envolvendo teorias e conceitos das áreas da biologia, da físca e da química. A aplicação foi realizada por dois professores da unidade escolar que ministravam as disciplinas de biologia e química. Os resultados demonstraram uma percepção legítima por parte dos professores aplicadores de maior detalhamento dos conceitos e objetos do conhecimento trabalhados, o que prejudicou a continuidade da sequência didática e não produziram os resultados esperado demonstrando que um ajuste inadequado no ritmo e no tempo de aplicação pode prejudicar a execução de um planejamento didático de maneira geral.

 

Palavras-chave: ensino de astronomia, interdisciplinaridade, origem da vida, ensino de ciências