Mestrado: Determinação do Plano de Falha e Tamanho da Ruptura do Sismo de Santa Cruz, Bolívia, 5.2 Mw, mediante localização relativa das réplicas

Sala 15 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Aluno: Julia Carolina Rivadeneyra Vera
Programa: Geofísica
Título: Determinação do Plano de Falha e Tamanho da Ruptura do Sismo de Santa Cruz, Bolívia, 5.2 Mw, mediante localização relativa das réplicas

Comissão julgadora
Prof. Dr. Marcelo Sousa de Assumpção – IAG/USP
Prof. Dr. Jordi Julia Casas –UFRN/Natal-RN
Dr. Hans Alex Agurto Detzel - IAG

Os Andes Centrais do Sul da Bolívia é uma região altamente sísmica com muitas falhas ativas que poderiam gerar sismos de até 8.3 Mw. Em 2013, um terremoto de magnitude 5.2 Mw ocorreu em Santa Cruz de la Sierra, no cinto sub Andino, próximo da falha Mandeyapecua, uma das mais importantes falhas inversas da Bolívia. As cinco maiores réplicas foram reportadas pelo ISC (International Seismological Centre) e as 33 réplicas menores foram registradas pelo OSC (Observatorio San Calixto) nos dois meses posteriores ao sismo principal. As distâncias entre os epicentros e as réplicas foram de até 34 km, maior que o esperado para um sismo dessa magnitude. Usando dados das estações regionais da América do Sul e a técnica da localização relativa com ondas Rayleigh, os epicentros das cinco maiores réplicas dos eventos de Santa Cruz foram determinados em relação ao evento principal. Esse método permite obter localizações epicentrais com incertezas menores do que 1 km. Adicionalmente, usando os dados de três estações da Bolívia(MOC, SIV e LPAZ), as oito réplicas menores registradas pelo OSC, foram relocalizadas através da correlação das ondas P e S. Os resultados mostram uma orientação N-S dos epicentros e sugerem um plano de mergulho para o leste. A máxima distância entre as réplicas é de 14 km, que não é consistente com o tamanho esperado de ruptura na subsuperfície, concordo com a magnitude do evento principal. Os eventos estão localizados afastados da falha Mandeyapecua e mostram um mergulho oposto, demostrando que os eventos foram generados por outras falhas presentes na area e que ainda não tem sido bem estudadas.
Palavras-chave: Localização relativa, Falha Mandeyapecua