Mestrado: Diagrama de Hertzsprung-Russel como ferramenta de ensino de Física: proposta de uma Sequência Didática

Transmissão online

Aluno: Jeferson Fábio Fornazari
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “Diagrama de Hertzsprung-Russel como ferramenta de ensino de Física: proposta de uma Sequência Didática ”

Comissão Julgadora:
1- Prof. Dr. Jorge Ernesto Horvath – MPEA-IAG/USP – por videoconferência
2- Profa. Dra. Jane Cristina Gregorio Hetem - MPEA-IAG/USP – por videoconferência
3- Prof. Dr. Gustavo Iachel – UEL – por videoconferência
4- Prof. Dr. Marcos Rincon Voelzke - Universidade Cruzeiro do Sul – por videoconferência

Resumo:
O presente estudo discorre sobre uma proposta de sequência didática a respeito do uso da Astronomia como ferramenta de ensino de Física. A referida proposta foi aplicada em 3 classes da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Dr. Heitor Penteado na cidade de Americana-SP, escola jurisdicionada à Diretoria de Ensino Região de Americana – São Paulo. O recurso mediador proposto para tal feito foi o Diagrama de Hertzsprung-Russel Geral, levando em consideração conhecimentos prévios dos educandos desde o ensino fundamental até a presente situação. Com o objetivo educacional de verificar se o uso da astronomia favorece o aprendizado da física, além de possibilitar entender como ocorre o processo de assimilação do conhecimento pelo mecanismo do subsunçor de Ausubel. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi apresentar aos alunos, através de plataforma digital de gerenciamento de ensino e aprendizagem (Google Classroom), uma sequência didática composta de 9 encontros envolvendo questionários, apresentações, exemplos, exercícios de fixação de conhecimento, videoaulas gravadas, avaliações, mapas conceituais e interações via plataforma de videoconferência, na intenção de proporcionar ao aluno a oportunidade de conhecer de perto a pesquisa científica e desenvolver as habilidades necessárias para adquirir o conhecimento proposto. A análise dos dados e resultados foi elaborada de acordo com a técnica de análise de conteúdo de Bardin, categorizando e classificando as respostas dos alunos, com breve verificação do ensino remoto em contrapartida com o ensino híbrido. Embora o desenvolvimento e os resultados da pesquisa não tenham acontecido conforme esperado, houve um enriquecimento em alguns aspectos de ensino aprendizagem no modelo de ensino híbrido.
Palavras-chave: Astronomia, Astrofísica, Astrofísica estelar, Diagrama HR, HR.