Mestrado: Elaboração de uma sequência didática em astrobiologia para o Ensino Fundamental 2

Auditório 1 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Aluno: José Ivan Spinardi
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: Elaboração de uma sequência didática em astrobiologia para o Ensino Fundamental 2

Comissão julgadora
1) Prof. Dr. Amâncio César Santos Friaça – IAG/USP
2) Profa. Dra. Elysandra Figueredo Cypriano-IAG/USP
3) Profa. Dra. Solange Wagner Locatelli-  UFABC/Santo André- SP

Este trabalho tem como objetivo a elaboração e análise de uma proposta para discutir tópicos de Astrobiologia, com estudantes do ensino fundamental 2, particularmente alunos da oitava série de uma escola municipal no município de São Paulo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Guimarães Rosa, a partir de conceitos abordados em sala de aula sobre Astronomia e ciências, buscando saber como eles entendem a possibilidade de existência de vida extraterrestre. A estratégia utilizada foi a aplicação de uma sequência didática, materializada em um plano de cinco aulas onde se observou a evolução conceitual dos alunos mediante indicadores de alfabetização científica. Partindo de um contexto exploratório das condições  espontâneas dos alunos, utilizando o caderno do aluno e de apoio ao professor de quesitos objetivos, observamos no decorrer dos trabalhos a situação e comportamento dos estudantes frente às situações de conflito conforme previsto pela teoria da equilibração de Piaget, bem como as discussões recortadas de episódios de ensino onde se evidenciou o papel dos mediadores na construção do conhecimento, de acordo com a teoria sociointeracionista de Vygotsky. Com relação ao processo de aprendizagem, trabalhou-se com a alfabetização científica, na qual os estudantes, por meio da apresentação de um problema - “Há vida lá fora?”, organizaram e construíram seus conhecimentos mediados, assim promovendo um entendimento sobre as questões da vida no Universo, bem como de seu campo de estudo, a Astrobiologia.
Palavras-Chave: Alfabetização Científica e tecnológica, Astrobiologia, Sequência Didática, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, STEM