Mestrado: A estrutura do campo magnético do Meio Interestelar a partir de observações de Aglomerados Abertos

Sala 15 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Aluno: Marcelo Soares Rubinho
Programa: Astronomia
Título: A estrutura do campo magnético do Meio Interestelar a partir de observações de Aglomerados Abertos

Comissão julgadora
Prof. Dr. Antonio Mario Magalhães – IAG/USP
Prof. Dr. Walter Junqueira Maciel – IAG/USP
Profa. Dra. Claudia Vilega Rodrigues – INPE/São Jose dos Campos - SP

Este trabalho tem por objetivo o estudo do campo magnético do Meio Interestelar (MI) difuso da Galáxia utilizando os dados de Aglomerados Abertos obtidos no Survey de Polarização Interestelar, presentemente no Observatório Pico dos Dias (OPD). A polarização interestelar na direção de membros desses aglomerados mostra o alinhamento dos grãos do MI. O estudo da nossa amostra permitiu a caracterização polarimétrica de 7 aglomerados abertos. Seus ângulos de polarização média se mostraram dependentes de sua proximidade ao Plano Galáctico. Os vetores polarimétricos se diferenciam com o eixo do Plano Galáctico por ≈ 9% do mais próximo e ≈ 54, 11% para o de maior latitude. As magnitudes dos campos variaram entre 6 a 20 mag. Também foram calculados os valores do campo magnético, que variaram entre B ∼ 28μG e B ∼ 12μG. Os dados foram cruzados com o catálogo de Dias et al. (2002) e comparados com sua consistência polarimétrica.

Palavras-chave: polarização, aglomerados abertos, catálogo, MI