Mestrado: A física moderna no interior das estrelas massivas

Auditório P-217

Aluno: Paula Aline Durães Almeida de Souza
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “A física moderna no interior das estrelas massivas”
Orientadora: Profa. Dra. Jane Cristina Gregorio Hetem

Comissão Julgadora:
1. Profa. Dra. Jane Cristina Gregorio Hetem – Orientador – MPEA - IAG-USP
2. Prof. Dr. Gustavo de Araujo Rojas - NUCLIO/Portugal
3. Profa. Dra. Thais Eunice Pires Idiart – MPEA - IAG-USP
4. Profa. Dra. Vera Jatenco Silva Pereira - IAG-USP

Resumo:
Este trabalho tem como proposta principal, apresentar quatro sequências didáticas que fazem junção entre os principais conteúdos da Física Moderna, que estão na grade curricular do terceiro ano do ensino médio com temas norteadores da Astronomia, para dessa forma, tornar esse conteúdo mais motivador, mas sem perder os conceitos principais aprendidos durante esse percurso. A dissertação foi estruturada de forma que cada capítulo tenha uma parte teórica bem desenvolvida para que o(a) professor(a) possa consultar caso seja necessário ou possa utilizar como referencial teórico para a aula, exercícios autorais, de vestibulares ou de Olimpíadas, gabarito com resolução desses exercícios, um roteiro de atividade prática com um tema relacionado às estrelas para os(as) alunos(as), finalizando então com um gabarito do roteiro de atividade prática para o(a) professor(a). Essa dissertação foi desenvolvida, pensando basicamente nos estágios finais da evolução de estrelas massivas, logo, apesar dos primeiros capítulos estarem relacionados a Ondas Eletromagnéticas e Classificação Estelar, eles servem para dar base introdutória sobre o que são estrelas e como podemos estudá-las, para então posteriormente, ser vinculado especificamente com as estrelas de alta massa, para que seja possível finalizar com uma sequência didática com o tema sobre os Buracos Negros, tema que suscita muita curiosidade entre os(as) alunos(as) e foi a inspiração para a criação dessa dissertação e do produto final.
Palavras-chave: Estrelas Massivas, Física Moderna, Buraco Negro.