Auditório ADM-210

Aluno: Jaqueline de Souza Valdemiro Campos
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “Mestrado: Formação continuada de professores: os cometas como estratégia pedagógica interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental”
Orientador: Prof. Dr. Enos Picazzio - IAG/USP

Comissão Julgadora:
1- Prof. Dr. Enos Picazzio - IAG/USP
2- Prof. Dr. Rodolfo Langhi – UNESP/Bauru – por videoconferência
3- Profa. Dra. Dinah Moreira Allen - UMAPAZ-SVMA/Divisão de Planetários Municipais

Resumo:
A Formação Continuada de Professores é uma importante ferramenta que contribui com o profissional da educação em todas as áreas. Da mesma forma, no ensino de Astronomia, é necessário que ela seja sensível à necessidade dos docentes, contribuindo e agregando em suas rotinas e práticas pedagógicas. O presente trabalho aponta que o conteúdo relacionado aos cometas é um potencial interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia aos professores, da unidade temática de Terra e Universo, presente na Base Nacional Comum Curricular, e agregou significativamente na construção do conhecimento dos docentes num curso de Formação Continuada de Professores por meio do modelo prático-reflexivo, possibilitando o desenvolvimento de novos trabalhos temáticos com os estudantes. Além disso, revelou que uma formação centrada em um assunto ao qual seja explorado e desenvolvido em diversos recursos, favorece o processo de ensino e aprendizagem do professor.
Palavras-chave: Formação Continuada do Professor, Professor Reflexivo