Mestrado: Hidrometeorologia da erosão antrópica na Região Metropolitana de São Paulo

Transmissão online

Aluno: Maria Del Carmen Sanz Lopez
Programa: Meteorologia
Título: Hidrometeorologia da erosão antrópica na Região Metropolitana de São Paulo

Comissão Julgadora:
1- Prof. Dr. Augusto Jose Pereira Filho - IAG/USP – por videoconferência
2- Prof. Dr. Fábio Augusto Gomes Vieira Reis - UNESP – por videoconferência
3- Prof. Dr. Leonardo Calvetti - UFPEL – por videoconferência

A população urbana tem crescido de forma acelerada em todo o mundo e na região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Isso têm provocado consequências danosas ao meio ambiente e às populações que vivem nas cidades. Os processos erosivos têm grande participação na degradação do meio ambiente. A chuva é o principal agente erosivo na RMSP. Este estudo caracterizou os eventos de erosão provocados pela precipitação por meio da estimativa de precipitação acumulada diária do Climate Prediction Center Morphing Method (CMORPH) e pela integração a rede telemétrica de superfície pelo método de Análise Objetiva Estatística (ANOBES). Do banco de dados da Defesa Civil, foram separados 400 eventos na área da RMSP entre 2000 e 2013 e, destes, escolheram-se 7 para realizar análises meteorológica e climatológicas. Em uma observação inicial, verificou-se que 58 % do total de eventos de erosão ocorreu no verão. Dos eventos selecionados 4 ocorreram em janeiro, 2 em fevereiro e 1 em dezembro. Destacam-se duas regiões com mais eventos de erosão na Serra do Mar e o da Serra da Cantareira onde os municípios de São Bernardo do Campo e Caieiras foram os com mais ocorrências de erosão. Os volumes de precipitação foram estimados para acumulações de 30 minutos, 1 dia, 1 mês e 1 ano. Os resultados indicam precipitação acumulada em 30 minutos entre 3,5 mm e 19,8 mm, diária entre 10,1 mm e 69,5 mm e, 1 mês de 184,4 mm e 742,5 mm. As análises meteorológicas dos eventos a partir das imagens do radar meteorológico de São Paulo (RSP) e do satélite Meteosat-9, indicam que os sistemas precipitantes estavam associados à frentes frias (FF), linhas de instabilidade (LI), e convecção isolada (CI).
Palabras-chave: Hidrometeorologia, Erosão antrópica, CMORPH