Mestrado: Introdução da astronomia na grade curricular nos cursos de graduação em filosofia

Data

Horário de início

14:00

Local

Transmissão online


Defesa de dissertação de mestrado
Aluno: Rodrigo Rosas Fernandes
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “Introdução da astronomia na grade curricular nos cursos de graduação em filosofia”

Comissão Julgadora:
1- Prof. Dr. Roberto Dell'Aglio Dias da Costa – MPEA-IAG/USP – por videoconferência
2- Prof. Dr. Jorge Ernesto Horvath – MPEA-IAG/USP – por videoconferência
3- Prof. Dr. Walter Junqueira Maciel – AGA-IAG/USP – por videoconferência
4- Profa. Dra. Anastasia Guidi Itokazu – UFABC - por videoconferência
 
 
 
Resumo:
A proposta deste trabalho é apresentar cursos e disciplinas de Astronomia como matérias optativas e complementares à grade curricular nos cursos de graduação em Filosofia. É uma possibilidade de integrar ao ensino da Filosofia temas de Astronomia, duas grandes áreas do conhecimento que, no Brasil, nem sempre andaram unidas. Se até a segunda metade do Século XX, na USP, o ensino de ambas era convergente, com o advento do ensino especializado todas as áreas do conhecimento se separaram e com isso todos saíram perdendo. A Filosofia não foi exceção. Assim, com os cursos e disciplinas ora apresentados, pretende-se legitimar a retomada de uma das principais características que a Filosofia possuía em seu conteúdo e em seu rigor metodológico, permitindo aos graduandos debruçarem-se sobre antigas e novas questões trazidas pela Astronomia. Mais do que isso, considerando as recentes evoluções tecnológicas que refletem de forma imediata nas ciências, novos conceitos e investigações próprios da Astronomia deverão ser incorporados pela Filosofia, que deixará de ser a prática exegética de textos já consagrados e cristalizados pelo tempo. Com isto também surge a oportunidade de um ensino integrado com as demais ciências correlacionadas com a Astronomia, em oposição ao ensino especializado. Assim, com este trabalho também se fundamenta o solo para o surgimento de uma série de outros cursos por vir, tanto no conteúdo como na didática do ensino da Filosofia, em melhoria continuada. 
Palavras-chave: Filosofia, astronomia, transdiciplinaridade