Mestrado: Investigações geofísicas em apoio à elaboração de plano de lavra em mina de Mármore na região de Campos do Jordão, SP

Data

Horário de início

14:00

Local

Auditório ADM-210


Defesa de dissertação de mestrado
Aluno: Nathália de Souza Penna
Programa: Geofísica
Título: “Investigações geofísicas em apoio à elaboração de plano de lavra em mina de Mármore na região de Campos do Jordão, SP”
Orientador: Prof. Dr. Jorge Luis Porsani

Comissão Julgadora:
1- Prof. Dr. Jorge Luis Porsani - IAG/USP
2- Prof. Dr. Giorgio Francesco Cesare de Tomi – EP/USP
3- Prof. Dr. César Augusto Moreira – UNESP - por videoconferência
 
Resumo:
Nessa pesquisa, os métodos geofísicos Eletrorresistividade, Resistividade capacitiva, Radar de penetração no solo (GPR) e Eletromagnético no domínio do tempo (TDEM) foram utilizados para caracterizar um depósito de rochas ornamentais do tipo mármore em uma Mineração de Pequena Escala (MPE) localizada na região de Campos do Jordão, São Paulo, Brasil. Os dados de resistividade foram adquiridos a partir das técnicas de caminhamento elétrico e sondagem elétrica vertical. Os modelos geoelétricos permitiram localizar pacotes de mármore, bem como, zonas de fraturas. Perfis GPR foram adquiridos na área no entorno da pedreira com antenas de 40 MHz e 200 MHz. Além disso, perfis GPR de 200 MHZ, 270 MHz e 350 MHz foram adquiridos no modo pseudo 3D com a finalidade investigar a ocorrência de descontinuidades estruturais no interior de blocos maciços. Os resultados demonstram a eficiência do método GPR em localizar fraturas horizontais e inclinadas. Na frente de lavra, os modelos GPR 3D permitiram avaliar a distribuição de descontinuidades estruturais no interior dos blocos de mármore. Informações litológicas de furos de sondagem disponibilizados pela mineradora foram utilizadas para auxiliar a interpretação dos resultados geofísicos. A integração de resultados geofísicos e informações geológicas permitiram mapear pacotes de mármores em subsuperfície até dezenas de metros de profundidade, bem como, viabilizaram o desenvolvimento de um modelo geológico 3D. O software Micromine foi utilizado para o desenvolvimento do modelo geológico, bem como, para realizar modelagens de cava ótima. O modelo de cava final ótima resultante apresentou razão estéril/minério (REM) igual a 2,44 e estimou a extração de 2.344.525,78 toneladas de mármore no depósito. Os modelos geológicos e de cava possibilitam investigar a viabilidade do empreendimento mineral e auxiliam o desenvolvimento de um planejamento de lavra racional. Essa pesquisa demonstra como o investimento em pesquisas geofísicas pode apoiar o processo de modernização das MPEs e contribuir para torná-las em empreendimentos mais eficientes e sustentáveis.
Palavras-chave: Métodos Geofísicos (ER, RC, GPR e TDEM), Mineração de pequena escala (MPE), Exploração mineral, Rochas ornamentais, Mármore, Campos do Jordão.