Mestrado: Investigações GPR em apoio à arqueologia pré-histórica na área de influência do aproveitamento hidrelétrico de Dardanelos, MT

Sala 15 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Defesa de dissertacao de mestrado
Aluna: Iris Fernandes
Programa: Geofísica
Título: Investigações GPR em apoio à arqueologia pré-histórica na área de influência do aproveitamento hidrelétrico de Dardanelos, MT

Comissão julgadora
Membros titulares:
Prof. Dr. Jorge Luis Porsani - orientador - IAG/USP
Prof. Dr. José Gouvêa Luiz - Universidade Federal do Pará/PA
Prof. Dr. João Carlos Dourado - UNESP Rio Claro/SP

Membros suplentes:
Prof. Dr. Vagner Roberto Elis - IAG/USP
Prof. Dr. Paulo Antonio Dantas de Blasis – MAE/USP
Prof. Dr. Welitom Rodrigues Borges - Universidade de Brasília/DF

Nesta pesquisa, o método GPR foi empregado para localizar e mapear urnas funerárias enterradas visando orientar as escavações arqueológicas e auxiliar nas medidas de proteção de sítios arqueológicos na região de influência direta do aproveitamento hidrelétrico da represa de Dardanelos, em Aripuanã, MT. Dados GPR de 400 MHz foram processados e analisados e os resultados apresentados na forma de perfis 2D e depth slices. Várias anomalias foram identificadas, e nas escavações urnas funerárias foram encontradas.

Palavras-chave: GPR –Ground Penetrating Radar; Arqueologia pré-histórica; Dardanelos