Mestrado: Magnetosferas em torno de Estrelas Massivas reveladas por Polarimetria

Auditório ADM-210

Aluno: Matheus Zaghi Oliveira
Programa: Astronomia
Título: “Magnetosferas em torno de Estrelas Massivas reveladas por Polarimetria”
Orientador: Prof. Dr. Alex Cavalieri Carciofi

1. Alex Cavalieri Carciofi – Orientador - IAG-USP
2. Vera Jatenco Silva Pereira - IAG-USP
3. Rodrigo Georgetti Vieira - UFS
4. Marcelo Borges Fernandes - ON

Resumo:
Aproximadamente 10% das estrelas massivas conhecidas possuem campo magnético de força relevante. Combinado a uma rápida rotação da estrela, campos magnéticos podem ser capazes de aprisionar o material expelido, o forçando a corrotacionar com a estrela, criando as chamadas magnetosferas. O modelo Rigidly Rotating Magnetosphere (RRM) foi criado para o caso de campos magnéticos muito fortes e altas velocidades de rotação. Ele, porém, não é capaz de reproduzir simultaneamente a fotometria e polarimetria da estrela arquétipo sigma,Ori,E. Um modelo alternativo, chamado Dumbbell plus Disk (D+D) foi proposto, que permite um bom ajuste dos dados polarimétricos e a definição de parâmetros básicos da magnetosfera. Apresentamos o resultado de um monitoramento polarimétrico de estrelas massivas magnéticas no Observatório Pico dos Dias, onde foram realizadas observações de 18 estrelas nos filtros V e R. Aprimoramos o modelo D+D, acoplando a rotina original ao algoritmo emcee do método de Monte Carlo via Cadeias de Markov, tornando possível uma análise estatística mais robusta dos dados. O objetivo do projeto é obter dados da polarização linear de estrelas massivas magnéticas durante todo seu período de rotação, e assim aplicar o modelo D+D para estudar suas magnetosferas. Reportamos a detecção de quatro novas magnetosferas por polarimetria, nas estrelas HD,35502, HD 142990, HR 7355 e HR 5907. Aplicamos o modelo aos dados observacionais, onde aprimoramos os resultados de sigma Ori E. Das novas detecções, duas estrelas, HD 35502 e HD 142990 tiveram bons ajustes, tornando possível determinar os parâmetros de suas magnetosferas. HR 7355 e HR 5907 tiveram ajustes marginais, que podem ser causados pela baixa modulação da polarização intrínseca, ou pela inadequação do D+D para estes objetos. Também foi feita uma análise para investigar relações existentes entre as propriedades da magnetosfera e sua estrela. Encontramos que a massa da magnetosfera aumenta com a força do campo magnético.
Palavras-chave: Campo magnético, magnetosfera, polarimetria, transporte radiativo