Mestrado: Métodos de medição de forma de galáxias livre da PSF para o levantamento J-PAS

Auditório P-217

Aluno: Leonardo Vieira Costa
Programa: Astronomia
Título: “Métodos de medição de forma de galáxias livre da PSF para o levantamento J-PAS”
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Serra Cypriano - IAG/USP

Comissão Julgadora:
Presidente da banca: Prof. Dr. Eduardo Serra Cypriano - IAG/USP
Banca examinadora:
1- Prof. Dr. Laerte Sodre Junior - IAG/USP
2- Prof. Dr. Renato de Alencar Dupke - ON – por videoconferência
3- Dr. André Zamorano Vitorelli - JPL - por videoconferência

Resumo:
A partir dos dados do levantamento mini J-PAS, que são os primeiros dados públicos do J-PAS, apresentamos uma otimização da modelagem da PSF usando os softwares SExtractor e PSFEx, mais uma série de testes de qualidade do modelo da PSF, como as estatísticas de Rowe e outros testes nulos, que atestam a validade do nosso modelo. Usando o módulo HSM do GalSim, escolhemos o método KSB com Re-Gaussianização para calcular os valores de cisalhamento, dos quais serão usados na calibração da relação massa-observável para contagens de aglomerados de galáxias. Além desse método, usamos técnicas de rede neural convolucional (CNN) para obter valores de cisalhamento corrigidos pela PSF a partir de uma dada imagem da galáxia. Comparamos nossos resultados de cisalhamento com um levantamento mais profunda, o CFHTLenS. Usando a KSB com Regaussianização e nossa CNN baseada em uma EfficientNet, obtemos um coeficiente de correlação de Pearson de ∼ 0.86 e ∼ 0.88 − 0.90, respectivamente. Por fim, discutimos os desafios de introduzir correções da PSF no contexto das CNNs e quais técnicas de aprendizado de máquina devem ser usadas em seu lugar.
Palavras-chave: Lentes gravitacionais fracas, PSF, Galáxias, KSB, Rede Neural Convolucional.