Mestrado: O conceito de espaço e a evolução das distâncias astronômicas: construção de um material didático

Data

Horário de início

14:00

Local

Sala 15 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)


Defesa de dissertação de mestrado
Aluno: Danilo Miranda Rodrigues
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: O conceito de espaço e a evolução das distâncias astronômicas: construção de um material didático

Comissão julgadora
1) Prof. Dr. Ramachrisna Teixeira (IAG/USP); 
2) Prof. Dr. Ronaldo Eustáquio de Souza – IAG/USP 
3) Prof. Dr. Mauro Carlos Romanatto – UNESP/Araraquara-SP
 
 
 
Resumo
O conceito de espaço é um dos mais fundamentais da natureza e tem sido, ao longo da história da ciência, objeto de estudo de diversos filósofos, físicos e também astrônomos. Do ponto de vista epistemológico, este conceito foi de grande importância para algumas das mais famosas visões cosmológicas: desde a concepção aristotélica, passando pela gravitação newtoniana até a formulação da teoria geral da relatividade. Por outro lado, reconstruir a evolução das medidas de distancias astronômicas é uma forma de abordar a própria história da Astronomia. Essa história é repleta de construções, desconstruções e mudanças de paradigmas. Tal dinamismo é um elemento instigante e motivador, mas estranhamente não se reflete, na maioria dos casos, nos livros didáticos e nas aulas de ciências como um todo. Este trabalho consiste na elaboração e na aplicação de um material didático composto por atividades e oficinas que, utilizando as muitas formas de abordar pedagogicamente o conceito de espaço, buscam estimular alunos e até mesmo professores a refletir sobre como nos relacionamos com a natureza por meio da ciência. As atividades, construídas e aplicadas, ao longo de dois anos, a alunos do nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio, foram divididas segundo dois objetivos específicos. As primeiras exploraram algumas questões ainda em aberto estudadas pela física de partículas e a grande controvérsia existente durante séculos que marcou a transição da visão Geocêntrica para a Heliocêntrica no século XVI. Tais questões foram elaboradas no sentido de ressaltar o quão dinâmico é o nosso entendimento sobre a natureza. A segunda parte do trabalho de campo consistiu na elaboração e na aplicação de oficinas de determinação de distâncias astronômicas por métodos consagrados ao longo da história da ciência. O relato dos alunos e a avaliação dos resultados das oficinas nos mostraram que, de fato, os famosos experimentos reconstruídos pelos alunos durante as oficinas levaram a resultados próximos dos valores conhecidos pela literatura e, muito mais importante, revelaram o caráter dinâmico e evolutivo do conhecimento científico.        
Palavras-chave: Conceito de espaço, ensino, ciências, história da Astronomia.