Mestrado: O Ensino de Astronomia na Promoção da Alfabetização Científica

Auditório ADM-210

Aluno: Jose Roberto Rodrigues Leal
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “O Ensino de Astronomia na Promoção da Alfabetização Científica”
Orientador: Prof. Dr. Nelson Vani Leister

Comissão Julgadora:
1- Prof. Dr. Nelson Vani Leister – MPEA-IAG/USP
2- Profa. Dra. Jane Cristina Gregorio Hetem - MPEA-IAG/USP
3- Prof. Dr. Paulo Cesar da Rocha Poppe – UEFS – por videoconferência
4- Prof. Dr. Ronaldo Savarino Levenhagen - UNIFESP

Resumo:
Sempre fui um professor conteudista, adoro explicar teoria e resolver exercícios, por outro lado desde a minha formação aprendi a importância que as experiências e as aplicações práticas, da Física e das Ciências em geral, possuem no aprendizado. A sociedade mudou, os alunos mudaram e a escola está se tornando sem atrativos aos estudantes, e se alguma mudança não for feita, esse desinteresse só deve aumentar. As Metodologias Ativas prometem alterar esse quadro gerando interesse nos alunos, e o Ensino de Ciências por Investigação e Argumentação visa contribuir para a Alfabetização Científica, mostrando como a Ciência evolui, como a metodologia científica pode ser aplicada na resolução de problemas, através da pesquisa e da busca racional por evidências. Por outro lado, além do baixo nível de Letramento Científico, o PISA nos mostra também a baixa proficiência em leitura e compreensão de textos dos estudantes brasileiros. De face com essa realidade nossa proposta é a aplicação de artigos e textos de divulgação científica sobre Astronomia para promover um ganho simultâneo em todos esses quesitos. Nosso trabalho está ancorado na Base Nacional Comum Curricular e nos Parâmetros Curriculares Nacionais e busca oferecer referências teóricas e práticas, ou seja, um conjunto de informações e dados que fundamentam as novas formas de ensinar e aprender utilizando Metodologias Ativas e Ensino de Ciências por Investigação aos professores que se interessarem a ir por esse caminho. Realizamos algumas experiências feitas em sala de aula e forneceremos uma lista de artigos e textos científicos que podem ser utilizados pelos meus colegas de profissão.
Palavras-chave: Ensino de Astronomia, Educação científica, Alfabetização científica, Letramento Científico, Ensino de Ciências por Investigação