Mestrado: O ensino de astronomia por investigação para os anos iniciais

Transmissão online

Aluno: Elaine Vendrame
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “O ensino de astronomia por investigação para os anos iniciais”

Profa. Dra. Elysandra Figueredo Cypriano – IAG/USP – por videoconferência
Prof. Dr. Emerson Izidoro dos Santos – UNIFESP – por videoconferência
Prof. Dr. Leandro Daros Gama – Instituto Federal de São Paulo – por videoconferência

Resumo:
Nesse trabalho será apresentada uma situação-aprendizagem (SA), elaborada para ser apresentada como o produto final de mestrado profissional em ensino de astronomia, e que tem como objetivo contemplar conteúdos de astronomia estelar para estudantes de 4ºs anos do Ensino Fundamental. Essa dissertação traz uma reflexão sobre a aplicação da SA numa escola pública na periferia da cidade de São Paulo, para avaliação. Os resultados foram coletados através de diários de bordo, áudios, fotos e materiais diversos produzidos pelos alunos. Na análise dos resultados obtidos percebeu-se que os alunos mostraram autonomia e foram desenvolvendo o seu próprio conhecimento. Os alunos eram protagonistas de seu aprendizado e interagiram com a professora, sendo ela apenas mediadora. Analisando, assim, a Situação Aprendizagem proposta que foi colocada em prática chegou-se à conclusão que os objetivos foram atingidos. As atividades contribuíram para o conhecimento dos alunos, e trouxeram o interesse e o prazer pelas aulas de astronomia.
Palavras-chave: Astronomia, Ensino Fundamental I, Ensino por investigação.