Mestrado: O Sol: uma proposta de ensino

Auditório 1 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Aluno: Irineu Gomes Varella
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: O Sol: uma proposta de ensino

Comissão julgadora
1) Prof. Dr. Nelson Vani Leister – IAG/USP
2) Profa. Dra. Paula Rodrigues Teixeira Coelho- IAG/USP
3) Profa. Dra. Adriana Benetti Marques Valio – Universidade Mackenzie/São Paulo-SP

O Sol e a Lua são os astros mais acessíveis à observação quer pelas suas frequentes aparições no céu, quer pelos seus tamanhos aparentes pronunciados. Por essas razões, constituem-se em astros disponíveis ao estudo, atendendo aos cuidados necessários no caso de observações solares.
Apesar disso, pouca ou nenhuma atenção é dada a eles pelos professores dos ensinos fundamental e médio deixando de utilizar observações que podem contribuir muito para o aprendizado e, ainda, despertar o interesse dos alunos pela ciência. Em particular o Sol, permite a exemplificação e a compreensão de diversos fenômenos estudados na física, na biologia, na geografia, na química assim como permite aplicações práticas da matemática – geometria e trigonometria – ministradas em sala de aula.
Escolhemos levar aos professores e aos estudantes universitários um curso sobre astronomia e física solar abordando questões sobre o Sol – algumas pouco discutidas nos livros, mesmo os de Astronomia – com a finalidade de proporcionar material de aprendizado, estudo e discussão de temas da astronomia moderna.

Palavras Chave: Ensino de Astronomia, Astronomia Solar, Física Solar