Mestrado: Análise do perfil quimiodinâmico da sobredensidade Triangulum-Andromeda

Auditório ADM-210 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Aluno: Yuri Abuchaim de Oliveira
Programa: Astronomia
Título: “Análise do perfil quimiodinâmico da sobredensidade Triangulum-Andromeda”
Orientadora: Profa. Dra. Silvia Cristina Fernandes Rossi - IAG/USP

Presidente da banca: Profa. Dra. Silvia Cristina Fernandes Rossi - IAG/USP
Banca examinadora:
  1. Prof. Dr. Jorge Luis Melendez Moreno – IAG/USP
  2. Prof. Dr. Helio Jaques Rocha Pinto – UFRJ - por videoconferência
  3. Dr. Vinicius Moris Placco - NOIRLAB – por videoconferência

Resumo: A sobredensidade Triangulum-Andromeda (TriAnd) é uma das várias subestruturas estelares que povoam o disco externo da Via Láctea, estando localizada a 18 kpc do Sol. Desde sua descoberta, TriAnd foi o cerne de diferentes estudos focados em desvendar detalhes sobre suas características. Entretanto, o complexo perfil químico observado para as estrelas de TriAnd, combinado com o baixo número de estrelas candidatas com espectroscopia de alta resolução disponível, além da escassez de estudos com estrelas de campo no disco externo, são as restrições mais relevantes para estabelecer-se sua história de formação. Neste trabalho, faz-se uma investigação quimiodinâmica de uma amostra maior e atualizada de 31 estrelas candidatas a pertencerem a TriAnd, observadas utilizando o espectrógrafo de alta resolução GRACES (R = 40.000) instalado no Gemini Norte (8,1 m), fornecendo mais subsídios para uma melhor compreensão dessa sobredensidade. As abundâncias químicas de onze elementos foram derivadas para as estrelas deste trabalho, a fim de se comparar o perfil químico de TriAnd com outras populações estelares Galácticas. Além disso, a população de TriAnd foi dinamicamente caracterizada através da análise de seus parâmetros orbitais. No espaço de abundâncias químicas, a maioria das candidatas ao TriAnd apresentam características similares à população do disco fino externo, apresentando também propriedades dinâmicas compatíveis com uma população estelar do disco, sugerindo que a sobredensidade apresenta uma origem in situ. No entanto, ao se aplicar um corte em excentricidade, foi possível detectar uma contaminação estelar que parece ser consistente com uma população acretada. Tais contaminantes acretados do halo, que se encontram no mesmo espaço que TriAnd, sugerem a elucidação da discussão histórica sobre a natureza da sobredensidade devido ao seu complexo perfil químico.

Palavras-chave: sobredensidades estelares, abundâncias químicas, dinâmica galáctica, arqueologia galáctica, espectroscopia de alta resolução