Mestrado Profissional: pós-graduação de utilidade pública

Prof. Dr. Ciclamio Leite Barreto

Professor Associado do Dpto. de Física/ CCET/ UFRN

Membro do corpo docente do Ppgecnm/ CCET/ UFRN

Hoje, para qualquer profissional, é fundamental ajustar-se constantemente aos novos descobrimentos e invenções que vêm da ciência e às pertinentes novas tecnologias. Para o professor, isso significa ajustar-se às conquistas que vêm da sua área científica, e suas tecnologias, mas também que vêm da pesquisa didático-pedagógica do ensino da sua área. O mestrado profissional deve ser a maneira de um profissional aprender na prática a fazer pesquisa e depois saber reconhecer as novidades científicas de que necessitará para atualizar-se. Um mestrado profissional em ensino capacitará o professor a ajustar-se às novidades de interesse em seu ofício. A inserção formal da pesquisa na formação do professor é indispensável. Torna-se assim, necessária e essencial a vinculação a um programa de pós-graduação específico para este fim - não em qualquer programa de pós-graduação! Um mestrado profissional é uma modalidade de pós-graduação que efetiva um vínculo direto da universidade com a sociedade - constitui ajuda direta no desenvolvimento social, através da melhoria da qualidade das ações de trabalho dos egressos, especialmente sendo professores atuantes na educação básica; no caso dos mestrados profissionais em ensino, a principal contribuição vem na forma de uma melhoria na qualificação de professores para aprimoramento de seu ofício na escola, sala de aula, ateliês, laboratórios etc. Por exemplo, obtém capacitação para propiciar aos estudantes um contato rápido, eficiente e de qualidade, com o conhecimento científico contemporâneo associado aos seus fundamentos; professores com essa titulação podem dar contribuição relevante para incrementar o IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] da escola/ rede. É importante distinguir entre os tipos acadêmico e profissional de mestrado. O que diferencia os dois tipos de mestrado são o perfil dos candidatos e o foco de atuação. O mestrado acadêmico busca formar a longo prazo, um pesquisador, com profunda imersão na pesquisa. Por exemplo, constitui-se na etapa inicial para o pretendente a pesquisador em física. No mestrado profissional também deve ocorrer a imersão na pesquisa, mas o objetivo principal é formar alguém que, no mundo profissional externo à academia, saiba localizar, reconhecer, identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor a suas atividades, sejam estas de interesse mais pessoal ou mais social. É exemplo, o professor titulado (mais qualificado) que utiliza os eficientes e modernos métodos certificados pela pesquisa em ensino da sua área. A abordagem adotada no mestrado profissional é uma opção distinta dos mestrados acadêmicos nas áreas específicas porque: (i) Foi projetada a contemplar não só conteúdos específicos da área vinculados ao ensino a ser posto em prática pelos seus egressos; (ii) Incorpora tecnologias apropriadas e conteúdos didático-pedagógicos, metodológicos da pesquisa e do ensino, e de história, filosofia e sociologia da ciência, especialmente aqueles pertinentes à área de atuação dos mestrandos. Os campos implicados em um mestrado profissional em ensino contemplam conteúdos específicos da área de atuação (e.g., um mestrado profissional em ensino de física pode contemplar mecânica clássica, termodinâmica, eletromagnetismo, física moderna etc., na medida das necessidades do mestrando); conteúdos específicos sobre metodologia da pesquisa em ensino de ciências; sobre didática das ciências; sobre história, filosofia e sociologia da ciência; sobre planejamento e avaliação de sequências didáticas etc. Uma característica marcante de um mestrado profissional é que aliado à dissertação sempre há um ou mais produtos consolidados, com especificações de uso. No caso de um mestrado profissional em ensino, esse é um produto educacional que deve ser disponibilizado, eventualmente junto a tutoriais específicos, a outros professores. Entretanto, tem havido iniciativas de ofertas controversas, que não seguem essa orientação. Esta contribuição tenta então conceituar o mestrado profissional, com ênfase na área de pesquisa em ensino de física e de astronomia, sem qualquer desmerecimento às demais áreas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Ppgecnm) da UFRN, confrontar com as ofertas controversas e relatar alguma experiência vivenciada no mestrado profissional em ensino de física e astronomia da UFRN, já no curso dos seus 11 anos de existência.

Transmissão ao vivo: http://www.iptv.usp.br/