Mestrado: Recursos educacionais abertos para o Ensino de Astronomia

Data

Horário de início

14:00

Local

Sala 15 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)


Defesa de dissertação de mestrado
Aluno: Ludmila Bolina Costa
Programa: Mestrado Profissional - Ensino de Astronomia
Título: Recursos educacionais abertos para o Ensino de Astronomia

Comissão julgadora
Profa. Dra. Elysandra Figueredo Cypriano – IAG/USP
Prof. Dr. Enos Picazzio – IAG/USP 
Prof. Dr. Marcos Daniel Longhini – UFU/Uberlândia-MG
 
Resumo
Apresentamos a idealização e elaboração de uma página Wiki para apoio ao professor de física quanto à abordagem de assuntos de astronomia, vinculada ao Produto Final de Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia. Em 2013 fizemos uma pesquisa pautada em entrevistas gravadas com 13 professores de física da cidade de Ituiutaba-MG, a fim de sondar as expectativas desses professores quanto a produção de um curso de formação continuada. Os professores indicaram que não teriam disponibilidade para participar de um curso e também não interromperiam seus conteúdos de física para dar uma aula somente de astronomia. No entanto, a maioria se mostrou aberta a trabalhar a astronomia de um modo interdisciplinar caso recebessem um material facilitador para essa abordagem. Os resultados também apontaram para as dificuldades do professor em encontrar materiais didáticos adequados que incluam tópicos de astronomia dentro do contexto sugerido pelo currículo de Minas Gerais (CBC-MG). Buscando atender estas sugestões elaboramos uma página Wiki intitulada Recursos Educacionais para o Ensino de Astronomia. Nesta disponibilizamos planos de aula elaborados com os assuntos menos discutidos no material disponível no CBC para o professor, explorando os três momentos pedagógicos em uma abordagem interdisciplinar. Os Recursos Educacionais Abertos elaborados são licenciados de maneira aberta, podendo ser utilizados pelos professores com ou sem modificações, de modo a adequarem a sua realidade. Em 2015, uma unidade curricular foi aplicada em sala a fim de avaliar o conhecimento dos alunos em física e astronomia. Os resultados mostraram que esta estratégia se mostrou eficiente a ensinar estas ciências. Outra avaliação do produto final consistiu em reencontrarmos os professores questionados inicialmente para apresentar o material elaborado, com o propósito de verificar se suas expectativas foram atendidas. Apesar de indicarem a necessidade de um repositório de mídias, este não foi bem avaliado. Em contrapartida, os Recursos Educacionais Abertos elaborados foram apreciados e atendeu as expectativas dos professores.