Mestrado: A didatização do ensino de astronomia dentro da perspectiva transdisciplinar: um caminho para a sustentabilidade planetária

Auditório ADM-210 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Aluno: Luciana Alves Sales da Silva
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “A didatização do ensino de astronomia dentro da perspectiva transdisciplinar: um caminho para a sustentabilidade planetária”
Orientador: Prof. Dr. Amancio Cesar Santos Friaça - IAG/USP

Comissão Julgadora

Presidente da banca: Prof. Dr. Amancio Cesar Santos Friaça – IAG/USP
Banca examinadora:

1. Prof. Dr. Eder Cassola Molina - IAG/USP
  2. Prof. Dr. Rodolfo Langhi - UNESP – por videoconferência
  3. Prof. Dr. Mario Prestes Monzoni Neto – FGV/SP – por videoconferência

Resumo:

Desde os seus primórdios, a Astronomia expôs a limitação da compreensão humana perante complexidade do universo. Ela sempre foi uma estratégia profunda de lidar com o complexo, orientando-nos na compreensão vastidão do tempo e da extensão do espaço. Quando o mundo passou por transformações profundas, a Astronomia sempre apresentou avanços respondendo de modo criativo a novos problemas. Assim, o ensino de Astronomia revela-se muito relevante para enfrentar a crise ecológica, particularmente dentro de um mundo Pós-Pandemia. A Covid-19 modificou a forma da sociedade se organizar em diferentes segmentos. No mundo do trabalho, o home office tornou-se uma realidade cada dia mais presente e  indispensável às relações socio-interativas. Considerando os sistemas de ensino, mesmo tendo sido implementadas de maneira verticalizada, algumas mudanças, como o ensino híbrido, a sala de aula invertida e o home schooling tornaram-se comuns. Assim sendo, repensar o currículo escolar nunca foi tão necessário. Cenários nacionais e internacionais apontam para a necessidade de promover uma educação planetária e sustentável, com novas formas de pensar para além do consumo desenfreado. A necessidade da preservação, conservação, manutenção do meio ambiente e seus diferentes biomas contam com investimentos massivos de variadas frentes organizacionais. Assim, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o decênio. O planeta urge por ações sustentáveis em segmentos basilares para permanência da vida na Terra, recursos antes imaginados como infindos, hoje estão violentamente ameaçados, tais como: a água, principal biossolvente natural, indispensável para manutenção de qualquer forma de vida, como o uso de fontes de energias, sejam elas de origem fóssil e/ou de qualquer outro recurso natural. O letramento científico, e com grande peso o ensino de Astronomia, fundamenta a consciência e conhecimento necessários nesse contexto.

Palavras-chave: Astronomia indígena, Astronomia cultural, Diversidade cultural, Metodologia ativa, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade.