Mestrado: Textos para divulgação científica no ensino de astronomia: produção, divulgação e aplicação

Sala 15 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Aluno: Alexsandro Issao Sunaga
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: Textos para divulgação científica no ensino de astronomia: produção, divulgação e aplicação

Comissão julgadora
1) Profa. Dra. Elysandra Figueredo Cypriano – MPEA-IAG/USP
2) Profa. Dra. Paula Rodrigues Teixeira Coelho - IAG/UP
3) Prof. Dr. Thiago Signorini Gonçalves – OV-UFRJ/ Rio de Janeiro-RJ – por videoconferência

A divulgação científica é comumente utilizada como motivação extrínseca para despertar o interesse pela ciência e promover a aprendizagem. Na educação, além de feiras de ciências, viagens a museus, planetários, etc,  são utilizados também textos de divulgação científica. Sua qualidade, veracidade das informações e a correta condução de atividades didáticas são fatores primordiais para que a motivação e a manutenção do interesse sejam adequados. Nessa dissertação apresentamos os processos associados a elaboração, divulgação e aplicação de textos de divulgação científica em astronomia na sala de aula. Para isso, realizamos um estudo sobre as principais técnicas de elaboração dos textos e os principais elementos responsáveis pelo desenvolvimento do interesse e engajamento dos estudantes. Com base neste estudo, elaboramos artigos sobre temas de astronomia e, para isso, buscamos a colaboração de cientistas brasileiros. Para facilitar a publicação desses artigos foi construída uma rede de divulgação envolvendo a plataforma Wordpress, para a hospedagem dos textos, e as redes sociais Facebook, Twitter e Google Plus. A adequação destas publicações ao público jovem e os benefícios dos recursos de mídia disponibilizados no site foram explorados através de aplicações didáticas, para turmas de 7º, 8º e 9º  ano do Ensino Fundamental 2 e uma para uma turma do 1º Ano do Ensino Médio. Para finalizar nosso trabalho, baseado em nossa experiência, apresentamos um ebook voltado a professores com parâmetros de escolha de textos de divulgação científica para atividades didáticas e uma proposta de atividade didática que envolve textos de divulgação científica.

Palavras-chave: Textos de divulgação científica. Astronomia. Atividade didática