Mestrado: Uma análise da meteorologia e das mudanças climáticas no contexto do ensino médio: perspectivas de uma abordagem interdisciplinar

Sala 15 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Aluno: Lucas Ferreira Pinheiro Paiva
Programa: Meteorologia
Título: Uma análise da meteorologia e das mudanças climáticas no contexto do ensino médio: perspectivas de uma abordagem interdisciplinar

Comissão julgadora
Prof. Dr. Fabio Luiz Teixeira Gonçalves - IAG/USP
Prof. Dr. Pedro Roberto Jacobi – FE/USP
Profa. Dra. Patricia Fernanda Pinho Koberle – School of GeoSciences-University of Edinburgh/Reino Unido

As mudanças climáticas são um dos temas mais importantes da história da humanidade recente. O IPCC mostra em seus relatórios que o aumento da concentração de gases estufa na atmosfera intensifica eventos climáticos extremos, devido às ações antrópicas. Tendo-se em vista esse enfoque, este projeto foi concebido como um procedimento interdisciplinar de ensino sobre mudanças climáticas e noções básicas da meteorologia voltado para estudantes do ensino médio. Essa concepção forneceu ferramentas interdisciplinares tanto para realizar atividades práticas em sala de aula em três colégios, pré-estabelecidos, como para aplicar uma metodologia de análise do material coletado a partir dos alunos. Como primeiro resultado, a mídia (TV e internet) são principais fornecedores de informações sobre os dois temas (meteorologia e mudanças climáticas) e não a escola. Além disso, houve aprimoramento do saber dos alunos tanto sobre meteorologia como sobre as mudanças climáticas, observado na comparação de seus conhecimentos antes e após o período de aulas. Não houve, porém, diferença significativa na comparação entre os colégios, apesar do bom aproveitamento e avaliações positivas. Mostra-se, sobretudo, como é possível desenvolver uma aproximação do escopo acadêmico da meteorologia e das mudanças climáticas com o estudante no ensino de nível médio.

Palavras-chave: meteorologia, mudanças climáticas, ensino, interdisciplinaridade.