Mestrado: Utilização de métodos geofísicos para caracterização de depósito de areia em apoio à elaboração de plano de lavra na região de Leme, SP

Data

Horário de início

14:00

Local

Auditório ADM-210


Defesa de dissertação de mestrado
Aluno: Victor Hugo Hott Costa
Programa: Geofísica
Título: “Utilização de métodos geofísicos para caracterização de depósito de areia em apoio à elaboração de plano de lavra na região de Leme, SP”
Orientador: Prof. Dr. Jorge Luis Porsani

Comissão Julgadora:
1- Prof. Dr. Jorge Luis Porsani - IAG/USP
2- Prof. Dr. Edmo da Cunha Rodovalho - UNIFAL – por videoconferência
3- Prof. Dr. César Augusto Moreira – UNESP - por videoconferência
 
Resumo:
Os métodos geofísicos da eletrorresistividade (ER), radar de penetração no solo (GPR) e eletromagnético no domínio do tempo (TDEM) foram empregados nesta pesquisa visando caracterizar um depósito de areia em uma Mineração de Pequena Escala (MPE) localizada no município de Leme, São Paulo. A área de estudo está localizada na borda leste da Bacia do Paraná, onde a areia usada, principalmente, na construção civil é extraída da Formação Piramboia. O método ER permitiu mapear o depósito de areia como sendo um pacote homogêneo, caracterizado por uma zona não saturada entre 40 e 60 metros de profundidade na cota mais alta da mina. O GPR permitiu identificar a homogeneidade do depósito até ~30 metros de profundidade e detectou difrações hiperbólicas anômalas atribuídas às intrusões diabásicas no pacote de arenito. O método TDEM detectou três horizontes geoelétricos para o depósito de areia até 1000 metros composto por uma zona não saturada (Formação Piramboia), seguida por uma zona saturada e novamente uma zona não saturada. Informações litológicas de furos de sondagens disponibilizadas pela mineradora e pelo Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS/CPRM) auxiliaram a interpretação dos resultados. O software Micromine foi utilizado para o desenvolvimento de um modelo geológico 3D, um modelo de cava ótima e um modelo de cava operacional por meio da integração dos resultados geofísicos e geológicos que auxiliarão o empreendedor nas tomadas de decisões. Os resultados mostraram a importância do uso da geofísica como importante ferramenta à exploração mineral e no planejamento de lavras, contribuindo para tornar as MPEs em empreendimentos rentáveis, eficientes e sustentáveis. 
Palavras-chave: Métodos geofísicos (ER, GPR e TDEM), Mineração de Pequena Escala, Exploração Mineral, Depósito de areia, Formação Piramboia, Bacia do Paraná, Leme.