Mestrado: Poética cósmica: a ficção científica como recurso paradidático no ensino de Astronomia

Auditório ADM-210 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Aluno: Alexey Dodsworth Magnavita de Carvalho
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “Poética cósmica: a ficção científica como recurso paradidático no ensino de Astronomia”
Orientador: Prof. Dr. Amancio Cesar Santos Friaça - IAG/USP

Comissão Julgadora

Presidente da banca: Prof. Dr. Amancio Cesar Santos Friaça – IAG/USP
Banca examinadora:

1. Dra. Ana Rüsche – pós-doutoranda FFLCH
  2. Prof. Dr. Bruno Leonardo do Nascimento Dias - UFPR
  3. Prof. Dr. Fábio Rodrigues - IQ/USP

Resumo: A ficção científica é um gênero que frequentemente explora não apenas o progresso tecnológico, mas sobretudo as possíveis consequências das inovações científicas, sociais e técnicas. Por um lado, graças às narrativas de alerta, são fornecidas discussões éticas significativas, advertências de perigo decorrentes do progresso descontrolado, muitas vezes inspirando descobertas e avanços científicos do mundo real. Por outro lado, a ficção científica também pode surpreender as pessoas ao oferecer cenários maravilhosos, realidades alternativas baseadas no entendimento científico atual. Seu impacto na cultura popular tem sido cativante, inspirando novas gerações de astrônomos e cientistas com narrativas contrafactuais instigantes. No que diz respeito ao ensino de Astronomia, a ficção científica tem sido uma ferramenta importante, pois torna conceitos complexos acessíveis aos alunos e estimula a curiosidade. Além disso, a ficção científica pode ser útil para incentivar os alunos a explorar o universo, estimulando-os a seguir carreiras científicas, especialmente em Astronomia. Apesar de ser uma ferramenta útil, é comum os astrônomos objetarem que, ao recorrerem a conceitos astronômicos e fenômenos cósmicos para apresentar suas histórias, os autores podem ser plausíveis, mas às vezes estão longe disso. A presente dissertação pretende enfrentar o problema da plausibilidade científica, a fim de oferecer uma resposta à pergunta: quão correta deve ser uma narrativa de ficção científica quando se trata de uma proposta pedagógica?
Palavras-chave: ficção científica, mundos contrafactuais, astronomia