Mestrado: Sismicidade Induzida por Reservatório na Barragem de Laúca, Noroeste Angolano - Mecanismos Focais e Estimativas do Campo de Tensões

Auditório ADM-210 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Aluno: Lucas Alexandre Schirbel
Programa: Geofísica
Título: “Sismicidade Induzida por Reservatório na Barragem de Laúca, Noroeste Angolano - Mecanismos Focais e Estimativas do Campo de Tensões”
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Sousa de Assumpção

Comissão Julgadora

1. Prof. Dr. Marcelo Sousa de Assumpção- IAG/USP
  2. Prof. Dr. Aderson Farias do Nascimento - UFRN – por videoconferência
  3. Dr. Juraci Mário de Carvalho – UnB - por videoconferência

A Sismicidade Induzida por Reservatórios (SIR) é um fenômeno bem documentado, com mais de 100 casos relatados em todo o mundo. O represamento de reservatórios de água altera o campo de tensão local e serve como catalisador/disparador para a liberação de tensão acumulada tectonicamente. Casos de SIR que ocorrem em regiões intraplacas são particularmente interessantes, pois proporcionam uma oportunidade de estudar o campo de tensão local e regional em áreas onde as ocorrências de terremotos são raras e essas chances são pouco comuns. Relatamos um novo caso de SIR no sudoeste da África, na bacia do Kwanza, província de Malanje em Angola, localizada no Escudo Angolano. O reservatório de Lauca, onde ocorre a sismicidade, está situado em uma região composta principalmente de rochas graníticas e gnaissicas cobertas por uma fina camada de rochas sedimentares, e a sismicidade lá foi observada logo após o nível da água subir para cerca de 86m após o represamento inicial. A altura máxima da barragem é de 156m e o volume do reservatório é de 5,044.85 Hm3. Mais de 270 eventos foram detectados entre março/2018 e novembro/2020, e a sismicidade não cessou, indicando tanto atividade sísmica inicial quanto prolongada. A frequência de eventos com magnitude superior a 2,5 ML aumentou ao longo do tempo. O maior evento até agora teve magnitude de 3,0 ML e foi sentido em aldeias e cidades próximas. As fases P e S para todos os eventos foram lidas manualmente, e um diagrama composto de Wadati produziu uma razão Vp/Vs de 1,710 +- 0,003 para a área do lago, compatível com a geologia local. Utilizamos a minimização de resíduos de tempo de viagem com HYPO71 e HYPOCENTER para determinar o melhor modelo de velocidade de meio espaço para a área do reservatório, que determinamos ser Vp= 6,1 km/s. Os ângulos de back azimuth para todos os eventos também foram determinados manualmente e usados para melhorar as localizações. As localizações epicentrais mostram que a maioria dos eventos se agrupa ao longo de duas falhas aproximadamente orientadas no sentido norte-sul, um padrão incomum em casos de SIR, mas que pode auxiliar a determinar os mecanismos focais. Determinamos mecanismos focais para quatro dos maiores eventos na área usando a polaridade de chegada P e SH e as razões de amplitude P/S, e os comparamos com modelos do campo de tensão regional. Descobrimos que o regime de falhas na área é transpressivo e que o SHMax aponta na direção SW-NE, em desacordo com os modelos geodinâmicos atuais para a placa Africana.
Palavras-chave: Africano, Angola, Campo de Tensões, Mecanismos Focais, Sismicidade Induzida por Reservatórios, Placa Africana