O Ensino de Astronomia na Idade Média

Auditório 2 do Bloco Principal do IAG

Prof. Roberto de Andrade Martins (UNICAMP, UEPB)

Resumo:

O "Tratado da Esfera", de Johannes de Sacrobosco, foi a obra medieval mais importante sobre astronomia, utilizada nas universidades desde o século XIII até o início do século XVII. Este seminário apresentará uma visão geral sobre o ensino da astronomia no período medieval, utilizando o "Tratado da Esfera" como principal referência. A versão original desta obra apresentava uma visão geral sobre a estrutura do universo e sobre os movimentos astronômicos, sem proporcionar informações sobre como fazer cálculos sobre os movimentos. Posteriormente, as versões ampliadas e comentadas da obra de Sacrobosco se transformaram e verdadeiras enciclopédias astronômicas, incluindo a parte quantitativa. Desde a época medieval, os estudantes adquiriam alguns conhecimentos (corretos) que não fazem mais parte de nossa astronomia básica - como, por exemplo, a variação da duração do dia e da noite conforme a latitude geográfica, ao longo do ano. Havia métodos geométricos bastante simples para lidar com este e outros problemas interessantes, que serão apresentados no seminário. Com o estudo da astronomia medieval, é possível aprender várias coisas que podem ser aplicadas, atualmente, ao ensino da astronomia.