O Sentido Cultural e Filosófico da Cosmologia

Auditório 1 - IAG/USP

O Sentido Cultural e Filosófico da Cosmologia

Prof. Dr. Luis Carlos de Menezes (Instituto de Física da Universidade de São Paulo)

A observação e a interpretação do céu tem sido, desde a origem de nossa espécie, uma de suas marcas distintivas. A associação com a religiosidade, o registro das configurações dos astros para a orientação em jornadas e navegações, e a previsão das estações para definir o tempo do plantio, tudo isso em muito antecedeu e propiciou o surgimento das ciências e fez parte da visão de mundo filosófica de todas as eras.

Ao longo do último século e particularmente nas últimas décadas, a percepção científica do mundo tem produzido uma compreensão dinâmica da aventura cósmica, na qual se insere a vida e a aventura humana, com surpreendente alcance filosófico. Por exemplo, ao desequilibrar os velhos conceitos de tempo e espaço, põe-se na berlinda idéias como infinito e eternidade.

De certa forma, assim como as compreensões do céu marcaram as civilizações no passado, talvez tenhamos entrado em um novo momento histórico em que, ao nos situarmos de outra forma no tempo e no espaço, construamos uma nova percepção cósmica de nossa espécie e, em conseqüência, também adotemos um novo posicionamento ético. Eis algumas das conjecturas de que já está impregnada a cultura contemporânea.

Transmissão ao vivo: http://www.iptv.usp.br/