Por dentro da Geofísica: O método magnetotelúrico e suas aplicações na indústria e estudos ambientais e geodinâmico

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

A palestra será apresentada pelo Prof. Dr. Mauricio Bologna (IAG/USP).

Resumo: Na primeira parte do seminário, será introduzido o parâmetro físico medido pelo método, a condutividade elétrica, ou seu inverso, a resistividade elétrica. Em particular, como essa propriedade varia no interior terrestre e como ela complementa informações fornecidas por outros métodos geofísicos como a sísmica e gravimetria. Em seguida, a essência do método magnetotelúrico, mostrando brevemente como a condutividade é obtida e quais as fontes naturais de sinais, que envolvem atividades solares e atmosféricas. Na parte final, alguns exemplos de aplicações desde os primeiros quilômetros da subsuperfície até partes profundas da crosta e manto superior.

Sobre o palestrante: Formado em Geofísica pelo IAG-USP em 1993, obteve doutorado pelo INPE (2001) desenvolvendo uma tese sobre a litosfera da Província Ígnea do Alto Paranaíba usando o método magnetotelúrico. Ingressou como professor do Departamento de Geofísica do IAG em 2007 e, entre 2012 e 2013, realizou estágio de pesquisa na Oregon State University, onde tratou sobre inversão 3-D de dados magnetotelúricos. Atualmente, é Professor Associado atuando com o método magnetotelúrico principalmente em estudos litosféricos.

Transmissão: https://www.youtube.com/@PorDentroDaGeofisica

– O “Por dentro da geofísica” é um evento voltado para alunos de graduação e pós-graduação da área de Ciências Exatas e da Terra. São palestras semanais curtas, realizadas todas as terças-feiras, ao meio-dia.