Por dentro da Geofísica: Cavernas e Paleomagnetismo: o registro do campo geomagnético em espeleotemas

Aud. P-218 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária) - ALTERAÇÃO DE LOCAL

A palestra será apresentada pela Me. Janine do Carmo (IAG/USP).

Resumo: Espeleotemas são depósitos minerais que se formam no interior de cavernas ao longo de milhares de anos. Essas formações únicas nos fornecem informações valiosas sobre as condições ambientais no passado. Estudos recentes têm demonstrado o notável potencial dos espeleotemas em registrar as variações do campo geomagnético. Nesta palestra, exploraremos como os espeleotemas têm sido utilizados em estudos paleomagnéticos e contribuído para a compreensão do comportamento do campo magnético terrestre para os últimos milênios.

Transmissão: https://www.youtube.com/@PorDentroDaGeofisica

– O “Por dentro da geofísica” é um evento voltado para alunos de graduação e pós-graduação da área de Ciências Exatas e da Terra. São palestras semanais curtas, realizadas todas as terças-feiras, ao meio-dia.