Por dentro da Geofísica: O universo entre universos: as belezas e desafios da interdisciplinaridade

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

A palestra será apresentada pelo doutorando em Meteorologia Leonardo Kamigauti (IAG/USP)

Resumo: Não somos ensinados a lidar com pessoas diferentes de nós, mas todos aprendemos uma hora ou outra. No dia a dia vemos isso no jeito das pessoas e nas diferenças de realidade. O âmbito profissional leva isto a outro nível. Modelo, para um alguém que trabalha em geofísica, é um conjunto de equações que simula a realidade, normalmente por intermédio de um computador. Já para quem trabalha com moda, é um substrato de trabalho. Nós passamos de quatro a seis anos na universidade nos especializando e esquecendo como se comunicar com outros seres humanos. Como lidar quando temos que trabalhar com profissionais de outras áreas? Ou pior ainda, como lidar quando seu objeto de estudo está em todo lugar e ao mesmo tempo não pertence a lugar algum? Navegar no universo entre universos pode ser assustador no começo, mas quando se pega o jeito, é recompensador. Estar entre áreas é ter mais de um horizonte para explorar, e se você é uma pessoa curiosa, este é o lugar certo para se estar.

Transmissão: https://www.youtube.com/@PorDentroDaGeofisica

Sobre o palestrante: Formado em geofísica no IAG, sempre estive em contato com áreas interdisciplinares. Estudei música antes de entrar na USP e acabei revendo ela em Análise de Sinais Digitais, Sísmica e em GPR. Minha terceira IC foi em meteorologia ambiental e nunca mais saí de lá. Hoje, meu doutorado é na meteorologia, mas ainda utilizo métodos geofísicos nas minhas amostras. Meu caminho me levou a estudar estatística, machine learning, magnetismo e química, coisas completamente fora da grade da geofísica. Minha pesquisa envolve pessoas da química, engenharia ambiental, física, medicina e da saúde pública.

– O “Por dentro da geofísica” é um evento voltado para alunos de graduação e pós-graduação da área de Ciências Exatas e da Terra. São palestras semanais curtas, realizadas todas as terças-feiras, ao meio-dia.