Por dentro da Geofísica: Sismologia Urbana: Uma conexão entre ciências da Terra e sociedade

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

A palestra será apresentada por José Alexandre Araújo Nogueira, mestrando em Geofísica no IAG/USP.

Resumo: O alto grau de atividade humana próximo a centros urbanos produzem uma grande quantidade de vibrações na superfície, esses sinais são detectados por estações sismográficas e podem servir como dados para monitorar a atividade e tráfego de pessoas dentro das cidades. Com base nesses dados, iremos acompanhar para algumas cidades de São Paulo, a evolução do fluxo humano do início da pandemia até o presente momento.

Transmissão: https://www.youtube.com/@PorDentroDaGeofisica

Sobre o palestrante: Se formou em Geologia pela Universidade Federal da Bahia, e faz mestrado no Centro de Sismologia da USP.

– O “Por dentro da geofísica” é um evento voltado para alunos de graduação e pós-graduação da área de Ciências Exatas e da Terra. São palestras semanais curtas, realizadas todas as terças-feiras, ao meio-dia.