Problemas atuais na distribuição de massa de objetos compactos

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" será apresentado por Lucas Marcelo de Sá (Doutorando no IAG/USP)

Resumo:

A forma e origem da distribuição de massa dos objetos compactos Galácticos é uma questão que continua em aberto desde as suas primeiras observações e estimativas de massa na década de 1960, ainda que hoje já contemos com mais de 100 estrelas de nêutrons com massas conhecidas, e mais de 30 buracos negros, na Galáxia. A adição recente de novas massas à amostra, em particular de buracos negros, a partir de detecções gravitacionais de fusões extragalácticas de objetos compactos, levanta ainda dúvidas sobre a possibilidade de estudar os dois conjuntos como uma única amostra homogênea. A presença de um único ou múltiplos picos na distribuição e a presença dos mass gaps, em particular, levantam questões sobre quais seriam os canais físicos que formam ou deixam de formar objetos nessas regiões do espectro de massa. Nesta palestra, apresentarei uma visão geral do estado atual do campo, desenvolvimentos recentes, e algumas das vias de investigação interessantes para o futuro.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live

– O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no IAG/USP. A organização em 2022 está sendo feita por Camila Koshikumo, Lais Borbolato, Loreany Ferreira e Stela Adduci, do Departamento de Astronomia. #astro12h