Seminário: Desvendando bioaerossóis fúngicos da Mata Atlântica brasileira: importância dos eventos meteorológicos, uso da terra e o estado da arte

Data

Horário de início

14:00

Local

Aud. P-218 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O seminário do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG/USP terá como tema: "Desvendando bioaerossóis fúngicos da Mata Atlântica brasileira: importância dos eventos meteorológicos, uso da terra e o estado da arte", com apresentação do Dr. Mauricio Cruz Mantoani.

Resumo

Os fungos são um grande componente das partículas biológicas primárias (i.e., PBAPs) e interferem na regulação climática e na hidrologia local-regional, principalmente por meio da nucleação do gelo e dos efeitos na formação de nuvens. Embora a investigação neste tópico tenha aumentado recentemente, muitos aspectos ainda são desconhecidos e precisam de ser abordados para aumentar a nossa compreensão dos fungos e seu papel na regulação climática. Para isso, estamos usando uma série de métodos e abordagens para investigar como os PBAPs fúngicos impactam na regulação climática no bioma brasileiro mais populoso, a Mata Atlântica, que também é considerado um hotspot de biodiversidade. Com uma abordagem e equipe multidisciplinar, estamos desvendando a importância dos PBAPs fúngicos para a regulação climática no Brasil, com resultados importantes para as ciências climáticas.

Haverá transmissão pelo canal do Departamento de Ciências Atmosféricas: https://www.youtube.com/@AtmosferaIAGUSP/live