Palestra: Cidades são mais quentes. Por quê? (USP 60+)

Aud. P-218 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Neste mês de agosto, o ciclo de palestras "Meteorologia e Mudanças Climáticas" terá como tema "Cidades são mais quentes. Por quê?". A apresentação é de Rodrigo Lustosa (doutorando do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG/USP)

Resumo: Cidades geralmente são mais quentes que seu entorno, o que agrava os eventos extremos de ondas de calor (como a que passamos no meio de novembro). Chamamos isso de Ilha de Calor Urbana. O calor extremo prejudica a qualidade de vida e saúde da população, e em alguns casos pode ser fatal. Entender porque e como nossas cidades são mais quentes é o primeiro passo para decidir que medidas devem ser tomadas para amenizar o calor, tanto na esfera individual como na escala de políticas públicas. O aquecimento das cidades também tem como plano de fundo as mudanças climáticas globais, que estão aquecendo o planeta como um todo. Esses dois efeitos se somam, ou seja, a tendência é termos cada vez mais extremos de temperaturas elevadas num cenário onde cidades já são mais quentes por natureza.

O ciclo de palestras "Meteorologia e Mudanças Climáticas" é realizado mensalmente pelo Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG, dentro do programa "USP 60+". Oferecimento presencial, com transmissão ao vivo pela internet e recebimento de perguntas via chat.

YouTube: https://www.youtube.com/c/DepartamentodeCiênciasAtmosféricasIAGUSP/live