Palestra: Das Chamas ao Céu: Investigando Nuvens Geradas pelo Fogo na América do Sul (USP 60+)

Aud. P-218 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Neste mês de agosto, o ciclo de palestras "Meteorologia e Mudanças Climáticas" terá como tema "Das Chamas ao Céu: Investigando Nuvens Geradas pelo Fogo na América do Sul". A apresentação é da doutoranda Gabriela Lima da Silva (IAG/USP)

Resumo: Dentre os diversos tipos de nuvens, as Pirocumulus e Pirocumulonimbus são notáveis por sua origem incomum: surgem a partir de incêndios. Em condições meteorológicas específicas, a energia liberada por um incêndio faz com que parcelas de ar úmido se elevem verticalmente, formando nuvens que se assemelham às nuvens cumulus comuns. No entanto, as nuvens do tipo "piro" geralmente têm topos mais altos, o que lhes permite dispersar a fumaça do incêndio em áreas menos suscetíveis à deposição. Isso significa que a fumaça permanece no ar por mais tempo e pode atingir áreas mais distantes. Além disso, essas nuvens podem agravar os incêndios, provocando raios e iniciar novos focos, ou podem extinguir os incêndios com sua chuva. Neste seminário, analisaremos um caso especial de Pirocumulonimbus na América do Sul que pode ter contribuído para o famoso "escurecimento do céu" durante o dia em São Paulo, em 2019.

O ciclo de palestras "Meteorologia e Mudanças Climáticas" é realizado mensalmente pelo Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG, dentro do programa "USP 60+". Oferecimento presencial, com transmissão ao vivo pela internet e recebimento de perguntas via chat.

YouTube: https://www.youtube.com/c/DepartamentodeCiênciasAtmosféricasIAGUSP/live