Ventos Galácticos: Investigando as galáxias Red Geysers

Auditório II – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" será apresentado por Gabriele Ilha.

Resumo:

Galáxias ativas apresentam uma luminosidade nuclear comparável ou superior ao restante da galáxia; a fonte dessa luminosidade é um núcleo galáctico ativo (AGN - Active Galactic Nucleus). Além disso, essa classe de galáxias pode apresentar ventos (outflows). No caso de AGNs de baixa luminosidade, esses ventos são vistos próximos ao núcleo, sendo geralmente detectados na região de formação de linhas estreitas (NLR -Narrow Line Region). Red Geysers são galáxias quiescentes, ou seja, com pouca ou nenhuma formação estelar, que apresentam outflows em escalas galácticas (vários kpc) vistos no gás ionizado. Esses outflows são provavelmente impulsionados por um núcleo ativo de baixa luminosidade e podem ser responsáveis por manter a baixa formação estelar nas Red Geysers; assim, esses objetos são uma peça importante para entender o impacto dos outflows na evolução de galáxias. No entanto, a presença de AGN nas Red Geysers ainda é incerta; sendo assim, apresentarei alguns dos resultados que temos encontrado.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live

– O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no IAG/USP. A organização em 2023 está sendo feita por Andre Figueiredo, Camila Koshikumo, Lais Borbolato, Loreany Ferreira e Stela Adduci, do Departamento de Astronomia. #astro12h