Carreira docente

A Carreira Docente na Universidade de São Paulo é organizada em três categorias: Professor Doutor, Professor Associado e Professor Titular (conforme o Título VII do Estatuto da USP).

O ingresso aos cargos de Professor Doutor e de Professor Titular na Universidade de São Paulo ocorre mediante concurso público. A abertura de Editais, após aprovação pela Congregação da unidade, é publicada no Diário Oficial do Estado, e todo o processo é realizado por meio do sistema corporativo da USP.

Professor Doutor

Professor Doutor é a categoria inicial no corpo docente da Universidade de São Paulo. O candidato deverá ser portador de título de Doutor, outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional. Normas sobre concurso para cargos de Professor Doutor no IAG/USP são estabelecidas no Regimento da unidade - Título V - Seção II.

Professor Associado

A função de Professor Associado é exercida pelo Professor Doutor que, mediante concurso público, obtiver o título de livre-docente.

Livre Docência é um título concedido por instituições de ensino superior brasileiras, mediante concurso público. O concurso de Livre Docência na USP pode ser realizado por Professores Doutores da Universidade e por profissionais que não pertencem ao quadro docente da USP.

No IAG/USP, a abertura de Editais é aprovada semestralmente pela Congregação e publicada no Diário Oficial do Estado. Todo o processo é realizado por meio do sistema corporativo da USP. Normas sobre concurso de Livre Docência no IAG/USP são estabelecidas no Regimento da unidade - Título V - Seção IV.

Para membros do corpo docente da USP, a aprovação no concurso de Livre Docência também resulta na ascensão para a categoria de Professor Associado. 

Professor Titular

Professor Titular é a categoria mais avançada da carreira docente da Universidade de São Paulo. O candidato deverá ser portador do título de Livre-Docente outorgado pela USP ou por ela reconhecido ou, a juízo de dois terços da Congregação, especialista de reconhecido valor, desde que não pertença a nenhuma categoria docente na USP. Normas sobre concurso para cargos de Professor Titular no IAG/USP são estabelecidas no Regimento da unidade - Título V - Seção III.

Movimentação na Carreira Docente

Decorridos, preferencialmente, cinco anos de permanência em um nível da carreira docente, poderá ser pleiteada a avaliação de mérito para ascender de Professor Doutor 1 para Professor Doutor 2; de Professor Associado 1 para Professor Associado 2, e de Professor Associado 2 para Professor Associado 3. O processo é realizado por meio do sistema da Comissão Central de Avaliação para Progressão de Nível na Carreira Docente (CCAD).