Guia para chegada ao Brasil

Carteira de Registro Nacional Migratório

A Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM, o antigo RNE) é obrigatória para todos os estrangeiros residindo no Brasil. Para obter o documento, é necessário realizar agendamento com a Polícia Federal brasileira nos primeiros 30 dias após a chegada ao país.

Informações podem ser obtidas no site da Polícia Federal. Para orientações sobre o preenchimento de formulário e coleta de documentos, procure a CCNI/IAG.

Cadastro de Pessoa Física

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é realizado pela Receita Federal e é essencial para o acesso a diversos serviços, incluindo abertura de conta bancária. Solicitações podem ser feitas em agências dos Correios, agências da Caixa Econômica Federal e também em agências do Banco do Brasil. Em seguida, o estrangeiro deverá apresentar o formulário preenchido, o comprovante de pagamento da taxa de emissão e seu passaporte na Receita Federal.

Obs.: O serviço atualmente está sendo oferecido de forma online. Informações no site da Receita Federal.

Serviços da USP

Visitantes para longos períodos recebem acesso para serviços da USP como o centro de práticas esportivas (Cepeusp), restaurante universitário (restaurantes tipo “bandejão”, sob coordenação da SAS/USP) e bibliotecas.

Estudantes de graduação e de pós-graduação em intercâmbio recebem cartão USP e têm acesso a todos os serviços da Universidade de São Paulo, podendo utilizar o Hospital Universitário e também as linhas de ônibus entre o campus e a estação Butantã do metrô. Recomendamos que se apresentem à CCNI/IAG ao chegarem ao Brasil para orientações sobre documentos de identificação, comparecimento a aulas e cursos de língua portuguesa.