Projeto Cecília - 1º semestre de 2023 (presencial)

O Projeto Cecilia, presencialmente, é um programa desenvolvido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP) que leva para escolas da rede pública atividades de divulgação científica.

Cronograma - 1º Semestre/2023

• Inscrições: de 23/02 (09:00) a 05/03/2023 (23:59) - horário de Brasília
  • Sorteio: 07/03/2023
  • Confirmação 1ª Chamada: 07 a 12/03/2023
  • Confirmação 2ª Chamada: 13 a 16/03/2023
  • Início da oficina - primeira visita: 31/03/2023
  • Vagas: 4 visitas

Formulário de inscrição: https://forms.gle/gYPJthahKj6r4AcP9

Atividades oferecidas

Por meio de experimentos e exposições didáticas, o Projeto Cecilia realiza um circuito de ciência moderna, atual, efervescente e de fronteira. A intervenção é composta das seguintes atividades:

1. Espectroscopia - experimentos mostrando a identificação de composição química por meio da emissão de luz, uma das técnicas mais importantes da astronomia atual.
  2. Nucleossíntese Estelar - a partir dos experimentos de espectroscopia, exploramos o ciclo de vida das estrelas.
  3. O Sol - aplicamos os conhecimentos anteriores para discutirmos as características químicas e físicas do Sol.
  4. Observação de objetos com telescópios - os estudantes terão a oportunidade de conhecer o funcionamento de dois pequenos telescópios, explorando também as diferenças e inovações dos grandes telescópios astronômicos modernos.
  5. Sustentabilidade planetária - a partir do painel "Paisagens Cósmicas", utilizamos a evolução do Universo para explorarmos desde a descoberta de novos planetas à preservação da nossa Terra. Esta atividade é bastante multidisciplinar, trazendo contribuições das três grandes áreas do IAG: Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.

Informações sobre as atividades: https://sites.usp.br/projetocecilia/sobre-o-cecilia/

Requisitos para escolas participantes

• O CECÍLIA atende escolas da rede pública de Ensino Médio e Ensino Fundamental II, localizadas na cidade de São Paulo e na região do Grande ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra).
  • A atividade é gratuita, mas é necessário oferecer a seguinte infraestrutura:
    • espaço amplo e coberto para a montagem das intervenções (ex: quadra ou pátio cobertos),
    • três mesas (ou bancadas de trabalho) e um ponto de energia (110V),
    • água, café e lanche para a equipe,
    • um ou mais professores da escola, para organizarem o fluxo das turmas.
  • Além disso, lembramos que o atendimento deve compreender as múltiplas turmas presentes na escola no período da atividade.

Sobre o oferecimento de vagas

• O CECÍLIA realiza no início de cada semestre um processo único para a inscrição das escolas interessadas e sorteio das vagas disponíveis. Neste semestre, serão oferecidas 4 visitas.

• As escolas interessadas deverão se inscrever utilizando formulário digital, dentro do prazo estabelecido. Cada escola poderá realizar uma única inscrição.
  • Serão aceitas inscrições somente de escolas que atendam os requisitos informados neste regulamento.
  • O sorteio das vagas será realizado após o final da etapa de inscrições.
  • A lista de escolas sorteadas será disponibilizada após o sorteio no site do IAG (https://www.iag.usp.br/cecilianaescola)
  • Os responsáveis pelas inscrições sorteadas serão contatados pela equipe do IAG/USP, devendo confirmar sua participação conforme as instruções.
  • O contato para confirmação da vaga será feito exclusivamente pelo endereço de email informado no formulário de inscrição.

Tem mais dúvidas? Entre em contato pelo email eventosiag@usp.br. ATENÇÃO: não solicite agendamentos por email. O agendamento é realizado exclusivamente por meio do formulário online.