A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) divulga a campanha do Janeiro Branco, mês de conscientização sobre saúde mental e emocional
O ano (re)começa e, com isso, reflexões e novos planos fazem de janeiro uma "folha em branco" com a capacidade de reescrevermos nossa própria história, em busca de mais paz, equilíbrio e saúde. A campanha nacional do Janeiro Branco foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados especializados quando necessários.
O Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, ao lado de aumento significativo dos casos de depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em todo o Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza atendimentos de saúde mental nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) possui ainda o Programa Ecos, de promoção da saúde mental à comunidade USP a partir de escuta, acolhimento e orientação, articulação da rede de cuidados e apoio institucional: https://prip.usp.br/areas/saude-mental/programa-ecos/.
CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
