Linhas de Pesquisa

A atividade de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Astronomia é descrita, em linhas gerais, pelos temas que contêm uma breve descrição dos grandes objetivos e trabalhos realizados em cada subárea.

O resultado final dessas pesquisas em andamento são as publicações submetidas às revistas especializadas em Astronomia/Astrofísica. Uma lista atualizada dos trabalhos dos docentes e alunos do programa pode ser encontrada na página de Publicações.

1. Astronomia de Posição e Mecânica Celeste

Esta linha de pesquisa compreende duas sub-áreas: (i) Astronomia Fundamental, visando a localização espacial de corpos do Sistema Solar, estrelas e objetos extragalácticos. (ii) Mecânica Celeste compreendendo as aplicações da mecânica moderna aos fenômenos celestes e o desenvolvimento de teorias matemáticas fundamentais relacionadas com a Astronomia. Esta área também está relacionada ao estudo da Dinâmica de Sistemas Planetários, abrangendo planetas, satélites e asteróides do Sistema Solar e de sistemas planetários extrassolares. Também, estudam-se as origens de fenômenos observados no Sistema Solar, Caos, Ressonância, Soluções Estacionárias e Movimentos Coerentes.

• Tatiana Alexandrovna Michtchenko

3. Astrofísica Estelar

Trata-se de uma linha de pesquisa muito abrangente, envolvendo: evolução estelar, populações estelares do halo, bojo e disco da Galáxia e em outras galáxias, aglomerados de estrelas, estrelas pré-sequência principal, estrelas frias e estrelas quentes, estrelas de nêutrons, binárias de raios-X, variáveis cataclísmicas, supernovas, buracos negros, ventos e jatos estelares, surtos de raios gama e ondas gravitacionais.

• Alex Cavalieri Carciofi
  • Amâncio Cesar Santos Friaça
  • Augusto Damineli Neto
  • Jane Cristina Gregorio Hetem
  • Jorge Ernesto Horvath
  • Ramachrisna Teixeira
  • Silvia Cristina Fernandes Rossi
  • Vera Jatenco Silva Pereira
  • Walter Junqueira Maciel

3. Astronomia Extragaláctica

Esta linha de pesquisa abrange três sub-áreas principais: (i) Galáxias, que se classificam como normais e ativas. No contexto das galáxias normais, estudam-se: a estrutura de nossa Galáxia, galáxias elípticas e lenticulares com a presença de barras e bojos retangulares, modelos de evolução química e populações estelares. Bojos de galáxias espirais também são estudados, bem como sua estrutura espiral. Em galáxias ativas estudam-se os núcleos ativos, em função dos processos de formação de suas linhas de emissão e realiza-se monitoramento de variabilidade dos quasares. Também estudam-se os mecanismos envolvendo discos de acresção e buracos negros supermassivos e sua correlação com jatos extragalácticos. (ii) Aglomerados de Galáxias, em que se estudam as propriedades de grandes amostras de galáxias, questões de interações entre as galáxias de um aglomerado, e gás intra-aglomerado. (iii) Cosmologia, dedicada ao estudo da formação das primeiras estruturas do Universo, efeitos de campos magnéticos no Universo primordial, e a formação de galáxias.

• Amâncio Cesar Santos Friaça
  • Claudia Lucia Mendes de Oliveira
  • Eduardo Serra Cypriano
  • Gastão Cesar Bierrenbach Lima Neto
  • José Ademir Sales de Lima
  • Laerte Sodré Junior
  • Ramachrisna Teixeira
  • Rodrigo Nemmen da Silva

4. Astrofísica do Meio Interestelar

Estudo do material interestelar na Galáxia e em outros sistemas estelares, envoltórios estendidos e implicações sobre a estrutura galáctica. Estudo de nebulosas fotoionizadas e estrelas centrais no contexto da estrutura e evolução de galáxias e implicações sobre a evolução química desses sistemas. Investigam-se também, fenômenos responsáveis pela evolução dinâmica do meio interestelar das galáxias como: formação e destruição de nuvens, ondas de choques, turbulência e raios cósmicos.

• Reinaldo Santos de Lima
  • Walter Junqueira Maciel

5. Astrofísica do Sistema Solar

Estudam-se fenômenos da atmosfera solar, de planetas e satélites, e cometas. As pesquisas solares se concentram basicamente no estudo das propriedades globais e locais da coroa solar e estudo da evolução do campo magnético solar. As pesquisas em cometas são voltadas ao estudo da modelagem da composição química, do brilho (medido por fotometria óptica e infravermelha), da morfologia e de observações espectroscópicas.

• Elysandra Figueredo Cypriano
  • Jorge Ernesto Horvath
  • Tatiana Alexandrovna Michtchenko
  • Vera Jatenco Silva Pereira

6. Instrumentação Astronômica

Desenvolvimento de instrumentos para a Astronomia, tanto óptica e infravermelha, quanto para radioastronomia. O telescópio SOAR constitui-se numa grande motivação para a construção de instrumentos, sendo que o Departamento teve forte participação no desenvolvimento de dois espectrógrafos. No contexto de Radioastronomia, encontra-se em andamento o Projeto LLAMA (Large Latin American Millimeter Array), um convênio entre Brasil e Argentina, sob coordenação de membros do nosso departamento. Nesta linha de pesquisa, também, se incluem os projetos específicos de radioastronomia, em que se utilizam o radiotelescópio de 13,7m de Atibaia, e o radio-observatório ALMA (Chile) para estudo de linhas moleculares no meio interestelar e em fontes extragalácticas.

• Alex Cavalieri Carciofi
  • Augusto Damineli Neto
  • Claudia Lucia Mendes de Oliveira
  • Eduardo Serra Cypriano
  • Gastão Cesar Bierrenbach Lima Neto
  • Laerte Sodré Junior
  • Rodrigo Nemmen da Silva
  • Silvia Cristina Fernandes Rossi
  • Zulema Abraham

Como participar dos grupos de pesquisa em Astronomia

Os graduados em Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias que tenham interesse em participar das atividades desenvolvidas em algum desses grupos devem entrar em contato com um docente do programa pelo e-mail (disponibilizado na página que contém a lista dos docentes do Departamento) e se candidatar a uma vaga nos cursos de Mestrado ou Doutorado quando da abertura de processo seletivo.

Para aqueles que foram aprovados em processo seletivo e que irão ingressar nos cursos de Mestrado ou Doutorado é necessária a produção de um projeto de pesquisa que esteja de acordo com as linhas existentes no programa. Cada uma delas conta com grupos de trabalho específicos e seus membros são constituídos por outros alunos e docentes do Departamento. Desta forma, o candidato precisa buscar entre esses docentes um que tenha disponibilidade para orientá-lo.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, o candidato deve entrar em contato com o Programa de Pós-Graduação em Astronomia pelo e-mail cpgiag@usp.br.