INFLUENCIA DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA NA DENSIDADE DE MOSQUITOS VETORES NO LESTE DA AMAZÔNIA

Autor SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da,SILVA, Rommel Benicio C. da
Autores Silva, Rommel Benicio C. da

O clima na Amazônia tem apresentado mudanças naturais e principalmente antrópicas. Neste sentido este estudo objetiva entender a influência das mudanças climáticas na elevação da população de mosquitos na floresta primária da Amazônia oriental. Para isso, foram utilizados bancos de dados ambientais e biológicos coletados na Flona de Caxiuanã, como: Landsat 7 e 8, índices climáticos de IOS e MMA da NOAA, chuva, temperatura e umidade relativa do ar e biológicos do consórcio entre Museu Paraense Emilio Goeldi, FIOCRUZ, Instituto Evandro Chagas e Universidade Federal do Pará para um período de 1978 a 2017. Os resultados mostram que as mudanças no uso e cobertura da terra estão provocando alterações na variabilidade climática, promovendo a redução da precipitação e aumento de temperatura. No entanto, na área de floresta os padrões climáticos estão mais associados com a variabilidade natural. Além disso, as variações naturais do clima, através dos moduladores do Pacifico e do Atlântico indicam que as fases do ENOS determinam a variabilidade da precipitação anual. Apesar de 2005 ter ocorrido um extremo climático seco na Amazônia, mas a elevação da população de mosquitos parece estar relacionada com os efeitos da dinâmica atmosférica da escala de tempo.

Programa Meteorologia
Ano de publicação 2020
Tipo de publicação Artigo publicado em revista
Nome da revista/jornal Revista Brasileira de Climatologia