Geofísica

Edital ATAc-IAG/005/2025

ABERTURA DE INSCRIÇÃO AO CONCURSO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE LIVRE DOCENTE, JUNTO AOS DEPARTAMENTOS DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

O Diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em 26/02/2025, estarão abertas, com início às 08:00 horas (horário de Brasília) do dia 31/03/2025 e término às 17:00 horas (horário de Brasília) do dia 15/04/2025, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para concessão do título de Livre Docente junto aos Departamentos de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas,  nas respectivas áreas de conhecimento, nos termos do art. 125, parágrafo 1º, do Regimento Geral da USP, e respectivos programas que seguem:

1 – DEPARTAMENTO DE ASTRONOMIA:

Área de conhecimento: Astronomia

1.1. Especialidade: Astrofísica Estelar

Conjunto de disciplinas:

- Evolução Estelar (AGA5713): Propriedades físicas das estrelas. Condições físicas no interior estelar. Termodinâmica do interior estelar. Processos nucleares no interior estelar. Transporte de energia no interior estelar. Cálculo de estrutura estelar. Evolução anterior à sequência principal: a formação das estrelas. A sequência principal. Evolução posterior à sequência principal. Produtos finais da evolução estelar. Rotação, pulsação e perda de massa. Nucleossíntese.

- Processos Radiativos (AGA5731): Transferência radiativa. Campos de radiação. Polarização da luz. Radiação de partículas carregadas. Radiação de distribuição de partículas. Efeitos de relatividade especial. Processos: Bremsstrahlung, Radiação sincrotron e Espalhamento Compton. Efeitos de plasma. Transições atômicas radiativas e colisionais. Processos astrofísicos de emissão em linhas. Formação de linhas espectrais estelares. Relatividade Geral e Radiação Gravitacional. Emissão, absorção e detecção.

1.2. Especialidade: Astronomia Extragaláctica

Conjunto de disciplinas:

- Astronomia Extragaláctica (AGA5716): Considerações históricas. Classificação morfológica. Conteúdo gasoso e estelar das galáxias. Cinemática de galáxias espirais. Dinâmica de sistemas esferoidais. Núcleos ativos e não ativos de galáxias. Quasares e radiogaláxias. Distribuição espacial de galáxias. Grupo Local. Aglomerados e grupos de galáxias: estrutura e dinâmica; conteúdo galático e gasoso (emissão em raios-X). Lentes gravitacionais. Função de luminosidade e massa de galáxias, quasares e aglomerados. Efeitos ambientais sobre galáxias. Formação e evolução de galáxias, aglomerados e estrutura em grande escala. Radiação de fundo de 3K. Lei de Hubble-Lemaitre. Modelos e testes cosmológicos.

- Estrutura do Universo em Larga Escala (AGA5737): Cosmologia básica, eqs. de Friedman, distâncias em cosmologia, SN Ia, CMB; Formações de estruturas, colapso gravitacional e funções de massa e luminosidade; Distribuição de matéria em grande escala, funções de correlação e espectro de potência, BAOs, velocidades peculiares, Floresta Ly-alfa, superaglomerados e vazios, distribuição espacial de QSOs; Aglomerados de Galáxias, dinâmica, hidrodinâmica, lentes gravitacionais, contagem de aglomerados em cosmologia; Grupos de Galáxias, compactos, fósseis, Local e interações de galáxias.

2 – DEPARTAMENTO DE GEOFÍSICA

Área de conhecimento: Geofísica

Conjunto de Disciplinas:

- Introdução à Tectônica Global (AGG5722): Propagação de ondas elásticas no interior da Terra. Estrutura de velocidade e composição química da Terra. Isostasia. Litosfera e Astenosfera. Fluxo térmico terrestre. Deriva continental e Paleomagnetismo. Tectônica de placas: quadro geral, mecanismos e implicações.

- Teoria da Inversão em Geofísica (AGG5740): Problemas inversos em geofísica. Existência, unicidade e estabilidade de soluções. Problemas lineares e não-lineares. Informação a priori e regularização de problemas inversos. Informação a priori e introdução de vínculos. Métodos de busca aleatória. Métodos baseados em gradientes. Análise de ambiguidade. Resolução e estabilidade.

3 – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS:

Área de conhecimento: Meteorologia

Conjunto de Disciplinas:

- Meteorologia Física I (ACA0324): Termodinâmica da atmosfera: equação de estado; primeira e segunda lei da termodinâmica. Diagramas termodinâmicos, estabilidade atmosférica e parâmetros conservativos. Microfísica de nuvens: mudanças de fase; nucleação e crescimento de gotas. Estrutura de nuvens quentes e frias. Desenvolvimento de tempestades.

- Hidrometeorologia (ACA0339): O Ciclo hidrológico. Precipitação: métodos de medição, análise e previsão. Evaporação e evapotranspiração: métodos de estimativa. Hidrologia superficial: bacia hidrográfica e hidrograma de cheia, modelos de transformação de chuva e vazão, modelos hidrológicos, drenagem urbana. Estimativa de chuva por radar meteorológico e satélite.

- Meteorologia Dinâmica I (ACA0537): Revisão de cálculo vetorial. Fluidos ideais, compressíveis e incompressíveis. Sistemas de referência Lagrangeano e Euleriano. Trajetória de parcelas de ar. Forças fundamentais em sistemas inerciais. Forças em sistemas não inerciais na atmosfera. Equações da termodinâmica e da continuidade. Equações de Navier Stokes. Equação do movimento em coordenadas esféricas e cilíndricas. Sistema de coordenadas verticais.

- Meteorologia Tropical (AGM5711): Circulação tropical: sistemas de ventos, célula de Haddley e Walker. Balanço de energia nos trópicos. Transporte horizontal e vertical de energia: papel da circulações média meridional e dos turbilhões transientes e estacionários. Balanço de vorticidade e ciclo da energia cinética e potencial disponível.: exemplos em ciclones tropicais e ondas de leste. Papel da convecção úmida: efeito da convecção rasa e profunda. Impacto regional e remoto de fontes localizadas de calor na região tropical: interação trópicos/extratrópicos. Oscilações de grande escala na circulação tropical: ENSO eMadden-Julian.

 - Modelagem Numérica da Atmosfera (AGM5801): Revisão de equações básicas: modelos barotrópico não divergente, barotrópico divergente, quasi-geostrófico, balanceado, equações primitivas e modelos não hidrostáticos. Conceitos de equações de derivadas parciais: hiperbólicas, parabólicas e elípticas e classificação das equações típicas dos modelos meteorológicos. Exemplos de modelos simplificados da estrutura atmosférica: camada de mistura e modelos de dispersão de poluentes, modelo de água rasa. Métodos numéricos para equações hiperbólicas e parabólicas: esquemas de diferenças finitas e erros de truncamento; modos normais e estabilidade linear; esquemas de advecção e instabilidade não linear. Solução de equações elípticas, métodos diretos e de relaxação. Métodos numéricas baseados em volumes finitos, lagrangeanos e espectrais. Problemas específicos da previsão modelagem atmosférica em diferentes escalas: inicialização e assimilação de dados. Exemplos da construção de modelos acoplados (oceano-atmosfera e solo/planta/atmosfera) e problemas associados ao acoplamento de modelos de diferentes escalas temporais (splitting).

- Radiação Atmosférica I (AGM5822): Grandezas Radiométricas Básicas. Radiação de Corpo Negro. Radiação Solar. Radiação Terrestre. Equação de Transferência Radiativa. Absorção, Emissão e Espalhamento de Radiação. Taxas de aquecimento / resfriamento radiativo.

O concurso será regido pelos princípios constitucionais, notadamente o da impessoalidade, bem como pelo disposto no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade de São Paulo e no Regimento do IAG-USP

Os pedidos de inscrição deverão ser feitos, exclusivamente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao, no período acima indicado.

Edital

ATAc-IAG/005/2025

Inscrição

a

Anexos:

Anexo Tamanho
Recomendações Livre-Docencia IAG 763.96 KB
Edital ATAc-IAG/005/2025 Abertura de Inscrições Livre Docencia 519.85 KB

Edital ATAc-IAG/002/2025

ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE 01 (UM) CARGO DE PROFESSOR TITULAR NO DEPARTAMENTO DE GEOFÍSICA DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

O Diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão ordinária realizada em 18/12/2024, estarão abertas, pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, com início às 08 horas (horário de Brasília) do dia 26/02/2025 e término às 17 horas (horário de Brasília) do dia 25/08/2025, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Titular, referência MS-6, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), claro/cargo nº 152234, com o salário de R$ 23.039,56 (maio/2024), junto ao Departamento de Geofísica, na área de conhecimento Geofísica, nos termos do art. 125, parágrafo 1º, do Regimento Geral da USP, e o respectivo programa que segue:

AGG5722 – Introdução à Tectônica Global: Formação, estrutura e composição química da Terra. Processos dinâmicos internos. Teoria de tectônica de placas. Forma e dimensões da Terra. O campo de gravidade terrestre e as principais anomalias de distribuição de massa. Campo magnético da Terra. Paleomagnetismo e o movimento das placas tectônicas no passado. Contextualização da Sismologia moderna, Propagação de ondas elásticas no interior da Terra. Velocidades sísmicas e estrutura da Terra em 1D e 3D. Sismicidade mundial. Mecanismos focais. Caracterização geofísica e geológica da litosfera oceânica e continental. Estudo geofísico de províncias tectônicas.

AGG5727 – Introdução aos Métodos Geofísicos de Exploração: 1) Métodos de resistividade, polarização induzida e potencial espontâneo: propriedades elétricas das rochas; resistividade aparente; potencial elétrico em meios homogêneos e estratificados, efeito de heterogeneidades do meio; procedimentos de aquisição e interpretação de dados. 2) Método magnetotelúrico: campos eletromagnéticos naturais (fontes, equações fundamentais, atenuação); aquisição, processamento e interpretação de dados; método GPR. 3) Métodos Sísmicos: noções sobre propagação de ondas sísmicas; tipos de ondas; fatores que afetam a velocidade propagação, amplitude e fase das ondas sísmicas; método sísmico de refração: aquisição, interpretação e aplicações; método sísmico de reflexão: técnicas CMP e de afastamento ótimo: geometria de aquisição e processamento convencional; determinação de parâmetros para investigações rasas e profundas e aplicações. 4) Métodos de Campos Potenciais (gravimetria e magnetismo): características dos campos potenciais; densidade e magnetização dos materiais geológicos; medição e processamento de dados de campo potencial; transformações aplicadas a dados de campo potencial; modelagem e interpretação; levantamentos aéreos.

O concurso será regido pelos princípios constitucionais, notadamente o da impessoalidade, bem como pelo disposto no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade de São Paulo e no Regimento do IAG/USP.

Os pedidos de inscrição deverão ser feitos, exclusivamente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao no período acima indicado.

Edital

ATAc-IAG/002/2025

Departamento

Inscrição

a

Anexos:

Anexo Tamanho
Edital ATAc-IAG/002/2025 ABERTURA DE INSCRIÇÕES 450.42 KB

Resumo

Os minerais magnéticos guardam registros de campos magnéticos antigos, proporcionando pistas sobre a história geológica dos planetas. Vários processos físicos e químicos geram minerais magnéticos com diferentes tamanhos de grão e morfologias, afetando diretamente
suas propriedades físicas e sua capacidade de registrar campos magnéticos.

Resumo

As velocidades de fase das ondas Rayleigh foram determinadas automaticamente utilizando registros de terremotos de 1.022 estações sismográficas em toda a América do Sul, Antártica e Caribe entre 1990 e 2020 para 10.799 terremotos, resultando em 19.522 curvas de dispersão. Mapas de velocidade de fase da componente isotrópica e anisotrópica são apresentados para períodos entre 5 e 200 s.

Resumo

Este trabalho apresenta uma tomografia de tempo de percurso para a região das bacias do Paraná, Chaco-Paraná e Pantanal utilizando uma base de dados independente e concisa para ondas P combinado três catálogos com dados locais, regionais e telessismos. Desenvolvemos uma ferramenta para quantificar e filtrar a base de dados de acordo com o grau de correlação entre os sismogramas. Na inversão utilizamos um software com menores limita- ções de geometria que nos permitiu integrar os dados.

Resumo

SANTOS, E. B. (2024). Modelagem numérica da dinâmica do manto e sua interação com quilhas cratônicas da litosfera continental, Tese de Doutorado, Instituto de Astronomia,Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Resumo

A região sudeste da plataforma Sul-Americana é formada por uma variedade de feições geológicas, como crátons, cinturões orogênicos, zonas de sutura e eventos magmáticos, incluindo uma província magmática. Com o propósito de estudar essas estruturas, especialmente sob as bacias do Paraná, Chaco-Paraná e Pantanal, foram utilizados dois métodos geofísicos complementares: gravimetria e tomografia de ondas de superfície. Inicialmente, foi elaborado um novo mapa de anomalia Bouguer completa para a área combinando-se dados gravimétricos terrestres com um modelo regional.