Concurso para Professor Titular IAG

Edital ATAc-IAG/025/2023

ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE 01 (UM) CARGO DE PROFESSOR TITULAR NO DEPARTAMENTO DE GEOFÍSICA DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

O Diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão ordinária realizada em 21/06/2023, estarão abertas, pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, com início às 08 horas (horário de Brasília) do dia 07/07/2023 e término às 17 horas (horário de Brasília) do dia 03/01/2024, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Titular, referência MS-6, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP), claro/cargo nº 1027000 com o salário de R$ 21.942,70 (maio/2023), junto ao Departamento Geofísica, na área de conhecimento Geofísica, nos termos do art. 125, parágrafo 1º, do Regimento Geral da USP, e o respectivo programa que segue:

AGG5722 – Introdução à Tectônica Global: Formação, estrutura e composição química da Terra. Processos dinâmicos internos. Teoria de tectônica de placas. Forma e dimensões da Terra. O campo de gravidade terrestre e as principais anomalias de distribuição de massa. Campo magnético da Terra. Paleomagnetismo e o movimento das placas tectônicas no passado. Contextualização da Sismologia moderna, Propagação de ondas elásticas no interior da Terra. Velocidades sísmicas e estrutura da Terra em 1D e 3D. Sismicidade mundial. Mecanismos focais. Caracterização geofísica e geológica da litosfera oceânica e continental. Estudo geofísico de províncias tectônicas.

AGG5727 – Introdução aos Métodos Geofísicos de Exploração: 1) Métodos de resistividade, polarização induzida e potencial espontâneo: propriedades elétricas das rochas; resistividade aparente; potencial elétrico em meios homogêneos e estratificados, efeito de heterogeneidades do meio; procedimentos de aquisição e interpretação de dados. 2) Método magnetotelúrico: campos eletromagnéticos naturais (fontes, equações fundamentais, atenuação); aquisição, processamento e interpretação de dados; método GPR. 3) Métodos Sísmicos: noções sobre propagação de ondas sísmicas; tipos de ondas; fatores que afetam a velocidade propagação, amplitude e fase das ondas sísmicas; método sísmico de refração: aquisição, interpretação e aplicações; método sísmico de reflexão: técnicas CMP e de afastamento ótimo: geometria de aquisição e processamento convencional; determinação de parâmetros para investigações rasas e profundas e aplicações. 4) Métodos de Campos Potenciais (gravimetria e magnetismo): características dos campos potenciais; densidade e magnetização dos materiais geológicos; medição e processamento de dados de campo potencial; transformações aplicadas a dados de campo potencial; modelagem e interpretação; levantamentos aéreos.

O concurso será regido pelos princípios constitucionais, notadamente o da impessoalidade, bem como pelo disposto no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade de São Paulo e no Regimento do IAG/USP.

Os pedidos de inscrição deverão ser feitos, exclusivamente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao

ATAc-IAG/025/2023

Anexos: