Palestra: Escrito na poeira: A história da poluição de São Paulo do ponto de vista de dados e políticas públicas (USP 60+)

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O ciclo de palestras "Meteorologia e Mudanças Climáticas" retorna com oferecimento presencial a partir deste mês de março de 2023. A palestra será proferida por Leonardo Yoshiaki Kamigauti, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia do IAG/USP.

Resumo: São Paulo mudou muito nos últimos 30 anos. A cidade trocou fábricas por startups, seu centro econômico foi da Avenida Paulista para Faria Lima, e a Zona Leste adquiriu uma relevância à parte do resto da cidade. A urbanização caótica foi conduzida por governos com objetivos bem diferentes no passar dos anos, e sofreu muito com a instabilidade política por ser um trampolim eleitoral para presidência.
A poluição é um reflexo da urbanização. Quanto mais a cidade se tornou povoada, maior foi o protagonismo dela nas discussões públicas, por conta dos seus efeitos sobre a população e economia.
Estamos realizando uma coleta de dados para compreender qual foi a história da poluição na cidade. Temos como foco o Material Particulado pela sua complexidade de fontes de emissão e impacto na saúde. Juntamos indicadores econômicos, dados de urbanização, legislações, estudos científicos, e o histórico de dados da rede de monitoramento da CETESB para entender as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da administração da cidade quanto à poluição.
O trabalho ainda não foi finalizado, por isso, convidamos todos a participarem dessa discussão com seus pontos de vista e relatos pessoais para aprimorar nossa interpretação desse cenário.

O ciclo de palestras "Meteorologia e Mudanças Climáticas" é realizado mensalmente pelo Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG, dentro do programa "USP 60+". Oferecimento presencial, com transmissão ao vivo pela internet e recebimento de perguntas via chat.

YouTube: https://www.youtube.com/c/DepartamentodeCiênciasAtmosféricasIAGUSP/live