astro12h: The Sharpest Eyes on the Sky: Optical and IR Interferometry

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" será apresentado pelo Prof. Dr. Alex Carciofi (IAG/USP).

Resumo: Nesta palestra, o prof. Dr. Alex Carciofi falará sobre os princípios básicos da interferometria no domínio do óptico e infravermelho, e como esta técnica revolucionária tem nos permitido perscrutar os astros com resoluções angulares sem precedentes, da ordem de milésimos de segundo de arco. Teremos vários exemplos recentes de descobertas importantes feitas com esta técnica.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live

– O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no IAG/USP. A organização em 2022 está sendo feita por Andre Figueiredo, Camila Naomi, Lais Borbolato, Loreany Ferreira e Stela Adduci, do Departamento de Astronomia. #astro12h