astro12h: Revelando o passado da Via Láctea

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" será apresentado pelo Dr. Hélio Perottoni (IAG/USP).

Resumo:

No universo local, ou seja, nas galáxias mais próximas, astrônomos já observavam que as galáxias passam por constantes processos de fusões --- ou "canibalismo galáctico". Sabemos que nossa Galáxia passará por um evento dessa natureza daqui a alguns bilhões de anos com Andrômeda. Isso decorre do gradativo movimento de aproximação entre elas. Podemos também antecipar que futuramente as forças de maré galáctica levarão as Pequena e Grande Nuvem de Magalhāes, visíveis ao olho nu no Hemisfério Sul, a colidirem com a Via Láctea.

Além das evidências observacionais, simulações de formação de estruturas do Universo indicam que fusões são especialmente comuns nas primeiras etapas do processo de formação de galáxias. Será então que podemos identificar que a Via Láctea já passou por processos semelhantes? Será que podemos reconstruir sua história?

Nessa apresentação, iremos passear pela estrutura da Galáxia, veremos como se descobrem esses fósseis que estão escondidos em meio as estrelas da Galáxia e qual é a importância delas em sua formação e evolução.

Hélio Perottoni is a postdoc researcher at IAG/USP, a member of the Galactic Archeology group, and a collaborator on the S-PLUS Survey. Research topics of interest to him are stellar overdensities, tidal streams, dwarf galaxies, chemical abundances, and metal-poor stars in the Milky Way.
He has a Bachelor's degree in Physics from Universidade Federal de Santa Maria, and a Master's and Ph.D. from Observatório do Valongo at Universidade Federal do Rio de Janeiro. He recently worked as a visiting researcher at Universitat de Barcelona. In April, as a postdoctoral researcher, he will join the Nicolaus Copernicus Astronomical Center of the Polish Academy of Sciences, in Warsaw, Poland.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live