Astronomia para a Terceira Idade (2024)

Horário de início

Aud. 1 Kenkichi Fujimori – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O curso tem como objetivo transmitir conceitos básicos de Astronomia e Astrofísica, em linguagem adequada ao público de Terceira Idade. A coordenação é dos professores Roberto Dell'Aglio Dias da Costa e Thais Eunice Pires Idiart.

Esta atividade se insere no Programa USP 60+, que oferece a pessoas idosas a oportunidade de aprofundar conhecimentos em suas áreas de interesse.

Curso presencial e gratuito.

Data, horário e local

• Período de realização: de 02/05 a 06/06/2024, sempre às terças e quintas-feiras
  • Horário: das 14:00 às 16:00
  • Local: Auditório Kenkichi Fujimori (P217)  – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária) como chegar

• Período de inscrições: de 01/04/2024 00:00 a 21/04/2024 23:59
  • Procedimento: Exclusivamente online, através do Sistema Apolo
  • Vagas: 50
  • Curso gratuito
  • Documentos exigidos após inscrição: Documento principal de identificação (RG, RNM, Protocolo do RNM, Passaporte, etc),

Critérios de Seleção

1. Prioridade para público da melhor idade (acima de 60 anos);
  2. Ordem de inscrição;
  3. Interessados que não tenham feito o curso em anos anteriores.

Caso a documentação não seja inserida durante o período de inscrição e os critérios de seleção determinados acima não sejam obedecidos, a inscrição será invalidada.

Data Aula
Prof. Laerte Sodré Junior
06/06 (qui) Cosmologia
Prof. Gastão Bierrenbach Lima Neto
Obs.: Observação noturna - Uma noite com data a ser definida em função das condições meteorológicas favoráveis – das 18h às 20h

• Mudanças climáticas globais: Uma visão geral.
  • O Planeta Terra: Dinâmica externa e interna. Movimento das placas tectônicas dando origem a vulcões, terremotos e cadeias de montanhas. Anomalias do campo geomagnético, campo gravitacional e fluxo geotérmico, como portadoras de informação sobre o interior da Terra. Mudanças da Terra na escala geológica de tempo.
  • Exoplanetas: Descrição das descobertas de planetas ao redor de outras estrelas e caracterização física de alguns exoplanetas.
  • Fundamentos de Astrofísica: O tipo de informação que nos chega desde o espaço e através de quais canais.
  • O Sistema Solar: Descrição dos corpos do Sistema Solar: planetas, satélites e corpos menores.
  • O Sol: Descrição genérica do Sol e comparação com os demais tipos de estrelas.
  • As Estrelas: Conhecendo as características das estrelas e sua evolução, podemos entender o passado e prever o futuro do Sol.
  • Galáxias: O que são galáxias (inclusive a Via Láctea) e o que elas nos revelam sobre a natureza do Universo.
  • Os novos desafios da astronomia profissional brasileira: as grandes questões científicas a serem respondidas e os novos instrumentos astronômicos em desenvolvimento, com participação brasileira.
  • Cosmologia: A estrutura em larga escala e a evolução do universo como um todo.

Certificado

Serão conferidos certificados de conclusão do curso, aos participantes que tiverem no mínimo 75% de presença. Nele constarão os dados pessoais, o percentual de presença e o número de horas do curso. Os certificados são enviados por e-mail, no prazo de 90 dias após o término do curso.

E-mail do curso:  cursosext@iag.usp.br

Importante: Todos os comunicados serão feitos pelo site do IAG/USP ou por e-mail, assim, a falta de resposta ou confirmação por parte do candidato, poderá implicar na perda de prazos e eliminação do mesmo.