Doutorado: Luz e matéria escura em grupos fósseis

Auditório ADM-210 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Defesa de tese de doutorado
Aluno: Mirian Castejon Molina
Programa: Astronomia
Título: “Luz e matéria escura em grupos fósseis”
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Serra Cypriano – IAG/USP

Comissão Julgadora:
Presidente da banca: Prof. Dr. Eduardo Serra Cypriano – IAG/USP
Banca examinadora:
  1. Prof. Dr. Gastao Cesar Bierrenbach Lima Neto - IAG/USP
  2. Profa. Dra. Claudia Lucia Mendes de Oliveira - IAG/USP
  3. Prof. Dr. Rogério Monteiro de Oliveira - Academia Sinica – ASIAA - por videoconferência
  4. Prof. Dr. Renato de Alencar Dupke – ON - por videoconferência
  5. Prof. Dr. Paulo Afranio Augusto Lopes - UFRJ- por videoconferência

Resumo:
O objetivo geral deste trabalho é investigar afirmações encontradas na literatura de que grupos fósseis, aqueles com grande diferença de magnitude entre as duas galáxias mais brilhantes, seriam mais escuros, ou seja, apresentariam razões entre massa e luminosidade (M/L) maiores do que grupos comuns. Especificamente queremos medir a massa desses sistemas através da técnica de lentes gravitacionais fracas. Para tal fizemos imagens profundas de quatro sistemas fósseis com o telescópio CFHT nas bandas r e g. Após um cauteloso processo de medida do cisalhamento gravitacional fraco, incluindo correção pela PSF e pela contaminação por galáxias dos grupos e de frente, ajustamos modelos NFW e obtivemos massas como resultado. De forma semelhante, quantificamos a distribuição de luz produzida por esses grupos, levando em consideração as relevantes regiões sem dados nas imagens, por conta da presença de estrelas brilhantes, e a contaminação por galáxias de frente ou de fundo. Obtivemos massas e M/L bastante consistentes com resultados anteriores, onde a massa foi estimada a partir da dinâmica das galáxias. Com efeito, os quatro sistemas fósseis aqui estudados apresentam razões M/L altas em relação à distribuição de sistemas em geral. É difícil tirar conclusões mais generalizáveis de uma amostra de apenas 4 sistemas mas o procedimento delineado nesta tese poderá ser usado em grandes levantamentos de imagens, de forma que essa questão possa ser revisitada com incertezas estatísticas muito menores e a comparação entre grupos e aglomerados fósseis versus a população em geral, seja feita de forma muito mais homogênea.
Palavras-chave: grupos fósseis, lentes gravitacionais fracas